Há alguns anos as terras espanholas presentearam os fãs de metal com o projeto ARAN. Para quem curte complexidades na música, além de peso e melodia, este quinteto de Barcelona formado por Silvia Antón (vocal), Xavier Alomar (guitarras), Massimiliano “Marfi” Gentilini (baixo), Rafa Rodríguez (teclados e vocais) e Agus Milton (bateria) te entrega isso e muito mais. Aqui, as influências do jazz, fusion, rock e metal são pontuais sendo que tudo foi apresentado com amplitude em seu primeiro álbum “EVO – A Progressive Journey” (2022). Atualmente, a banda expande o seu alcance artístico com o single “Everything Ends” que traz um pouco mais da relação entre peso e virtuose. O que mais impressiona nessa galera é a intensidade de execução.
Inicialmente, a beleza criativa inserida em “Everything Ends” começa com uma introdução pomposa de baixo, mas esse baixo não é nenhum instrumento simples e, sim, um majestoso Yamaha de seis cordas que garante o peso da canção em seus mais de nove minutos de duração. Em paralelo, qual banda de metal leva para o estúdio um piano de calda como instrumento oficial? Sim, Rodríguez traz isso e o encaixa com a máxima expressão. Por conseguinte, Marfi ainda sola usando tappings e slaps como se estivesse brincando com pet em um domingo no parque.
De maneira idêntica, segue a qualidade técnica da comissão de frente com Silvia cantando com a alma, ao mesmo tempo em que Alomar emite notas divinas de sua guitarra. Nessa parte, é totalmente compensador absorver riffs pesados provindos de uma melodia transcendental. Sobre as influências jazzy, é notável a performance de Milton em dominar o compasso. Apresentando habilidade inquestionável, o músico gera pegadas que vão do metal ao jazz-fusion com nuances perfeitas. É simplesmente impossível alguém gostar de boa música e não gostar do Aran.
Para você ter uma dimensão melhor do que é dito neste texto, confira no canal da banda pelo YouTube o videoclipe de “Everything Ends”. Lá, além de informações sobre o segundo álbum da banda, “WWI”, cuja presente música sai como single da futura obra conceitual, você ainda contempla todos os protagonistas em ação. Se este é o futuro do metal, o estilo que une vertentes e gerações está em porto seguro. O grupo que atende pelo nome completo de ARAN PROG PROJECT parece ser uma evolução de nomes como Deep Purple, Yes e Dream Theater. Se achas isso exagero, você tem que conferir.
Ouça “Everything Ends” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://soundcloud.com/user-592549753
https://aranprogproject.bandcamp.com
https://youtube.com/aranprogproject
https://www.instagram.com/aranprog
https://www.tiktok.com/@aranprogproject