2015 foi um ano que recebeu uma das mais absurdas enxurradas de lançamentos musicais por dia. A quantidade de novos álbuns, de grupos clássicos ou de nomes emergentes, independentemente da vertente, segue a tendência positiva dos últimos anos e soma um tempo muito maior do que o disponível para que conseguíssemos ouvir todos (ou parte deles). E as listas de fim de ano, extremamente dinâmicas e variáveis como pudemos ver nas compilações aqui da Roadie Metal, comprovam mais uma vez como muitas bandas têm lançado material de qualidade: afinal de contas, foram centenas de álbuns citados. E as listas ainda não foram encerradas.
Outro fator a ser considerado é como os novos conjuntos têm encontrado cada vez mais “facilidade” para produzir e lançar o seu material, seja de forma independente ou com o apoio de gravadoras menores. Com isso, muitas bandas conseguem colocar no mercado (em seu sentido mais amplo possível) seus álbuns sem depender de inúmeros fatores que possam atravancar o caminho, para o bem ou para o mal (claro, há muita mediocridade por aí).
Então aumenta o som que vem peso por ai.
Defaced – (Suiça)
Considerados uma das melhores bandas da nova safra de Death Metal Suíço, os músicos da Defaced vem em um crescente muito forte na linha do metal extremo. Death metal pesado e extremamente técnico são características impares da banda.
Acabaram de lançar recentemente seu Debut chamado “Forging the Sanctuary”, pra quem curte um estilo mais estremo ira se deleitar na qualidade musical da banda.
Formação:
- Romano Galli – Guitarra
- Marco Kessi – Guitarra
- Markus Röthlisberger – Bateria
- Simon Egli – Baixo
- Thomas Gertsch – Vocal
Page: https://www.facebook.com/defacedswiss/?fref=ts / http://www.defaced.ch/
Discografia:
- Forging the Sanctuary – 2015
Cavera (Brasil)
Uma das grandes forças do metal nacional está centralizada no sul do país, podemos ficar horas aqui comentando e indicando bandas dessa região brasileira, mas hoje o destaque fica por conta da banda Cavera, que tem em sua origem a cidade de Bento Gonçalves – RS. A banda executa o Thrash Metal cheio de quebradas e Riffs poderosos, um grande destaque fica por conta da cozinha da banda que deixa os graves bem cheios e com isso a musica fica mais pesada do que se imagina.
A banda já possui dois ótimos álbuns lançados e promete que em 2016 mais novidades vão pintar. Uma das grandes promessas brasileiras do atual Thrash Metal.
Formação:
- Rodrigo Rossi – Vocal
- Leandro Mantovani – Baixo
- Catiano Alves – Guitarra
- Emerson Luis – Bateria
Page: https://www.facebook.com/caveramusic/?fref=ts / http://www.caveramusic.com/index
Discografia:
- Mental Killer
- Unfit For Rational Consumption
DR. Living Dead (Suécia)
Buscando o diferencial em um país repleto de excelentes bandas a DR. Living Dead se diferencia pela originalidade em misturar com perfeição o Thrash Metal com o Hard Core, alem de ter como marca registrada utilizarem mascaras de crânios em suas apresentações.
Com três álbuns de estúdios gravados a banda é garantia de muita velocidade e pancadaria do inicio ao fim. Formado em 2007 a banda já participou de grandes festivais europeus incluindo o famoso “Rock Hard Festival”.
Formação:
- DRxMANIA – Vocals
- DRxTOXIC – Guitars
- DRxRAD – Bass
- DRxSLAM – Drums
Page: https://www.facebook.com/drlivingdeadofficial/?fref=ts
Discografia:
- 2011: Dr. Living Dead!
- 2012: intervenção radioativo
- 2015: Esmague o sublime Gods
Circles (Austrália)
Circles é uma banda de progressive Metal totalmente atípica do que o estilo apresenta, com uma técnica e produção inovadoras a musica da banda transborda melodias por toda a extensão do álbum, alie a isso alguns elementos ocultos de eletrônicos com um vocal brutal e ao mesmo tempo melódico de Mike Patton.
Formado em 2010 a banda já lançou dois álbuns e se você der uma rápida vasculhada na internet irá encontrar facilmente o material desses caras.
Formação:
- Perry – Vocals
- Ted – Guitars
- Matty – Guitars
- Drew – Bass
- Dave – Drums
Page: https://www.facebook.com/listentocircles/?fref=ts / http://www.circlesband.com/
Discografia:
- The Compass – (2011)
- Infinitas – (2013)
WAMI – (E.U.A)
A ideia de um super grupo muitas vezes pode dar errado, mas esse não é o caso da banda WAMI, criada pelo baixista Marco Mendoza (Thin Lizzy/Whitesnake), a ideia de criar o WAMI surgiu logo apos a reunião do Thinn Lizzy na Polônia e o mesmo ter observado o jovem de 16 anos Iggy Gwadera, abrir o evento com sua banda Anti Tanque Nun, com isso Marco sugeriu que eles gravassem algumas musicas juntos.
Para isso Marco reuniu o vocalista Doogie White (Rainbow/Yngwie Malmsteen/Tank/ Michael Schanker/Temple of Rock) e o experiente baterista Vinnie Appice ( Dio/ Sabbath/ Heaven and Hell/ Kill Devil Hill), e juntos eles lançaram o excelente álbum que segue a linha Heavy Rock com uma qualidade fenomenal.
Fico na esperança que não seja um super grupo de apenas um álbum, pois qualidade não faltam a esse time.
Formação:
- Marco Mendoza – Baixo
- Iggy Gwadera – Guitarra
- Doogie White – Vocal
- Vinnie Appice – Bateria
Page: https://www.facebook.com/WAMIband/?fref=ts
Discografia:
- Kill the King – 2014
Esperamos que tenha curtido essa nova edição, e semana que vem iremos apresentar cinco bandas que lançaram seus debuts no ano de 2015 para fechar com chave de ouro a ultima matéria do ano.