Em 2 de março de 1996, morrem, num acidente aéreo, todos os integrantes da banda Mamonas Assassinas. Outra morte que abalou a música brasileira aconteceu em 11 de outubro, quando Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, morre em consequência das complicações causadas pela AIDS.

Para o Heavy Metal, o ano não foi tão mórbido – muito pelo contrário, pois excelentes lançamentos marcaram a ferro quente este ano. Então prepare-se para mais uma viagem, hoje rumo a 1996.

Let’s go:

01 – Sepultura – Roots

Sepultura-Roots-Large

Lançado em 20 de fevereiro de 1996, “Roots” trazia o som potente do Sepultura junto a música tradicional brasileira, tanto que duas faixas (“Itsári” e “Jasco”), foram gravadas juntamente de uma tribo xavante do centro-oeste. Uma outra curiosidade fica por conta da faixa “Ratamahatta”, que conta com a participação do cantor Carlinhos Brown.

“Roots” foi sim um divisor de águas para a banda. O álbum ganhou disco de ouro em sete países e colocou o Sepultura um degrau acima na história do Heavy Metal.

02 – Helloween – The Time of The Oath

851

O sétimo álbum de estúdio do Helloween não foi tão fixado no Power Metal, já que mescla em suas composições Progressive Metal e até mesmo Hard Rock. O disco é “semi-temático” e conta a história das profecias de Nostradamus.

O título se refere ao famoso livro de Johann Wolfgang von Goethe: Fausto, Volume II. O vocal recita as frases do Diabo, este que reivindica a alma de Fausto, enquanto o coral (coral da orquestra Johann Sebastian Bach, maestro Axel Bergstedt) entoa o “dies illa” da antiga liturgia do réquiem católico, impedindo a obra do diabo.

 

03 – Iced Earth – The Dark Saga

c_darksaga_400

 Lançado em 23 de julho de 1996, o quarto álbum de estúdio do Iced Earth foi totalmente inspirado no personagem Spawn, criado por Todd McFarlane. Músicas incríveis como “I Died For You”, “Dark Saga” e a inspirada “A Question of Heaven” contam de forma forte os fatos da vida de Al Simmons, o então soldado do inferno.

 

04 – Manowar – Louder Than Hell

589

“Louder Than Hell” é o primeiro disco do Manowar a contar com o guitarrista Karl Logan. Ele marca também a volta do baterista Scott Columbus. Inclusive, a faixa “Return of The Warlord” (“Retorno do Senhor da Guerra”), é uma homenagem a este acontecimento.

Uma outra curiosidade fica por conta da música “Brothers of Metal” – a faixa foi composta originalmente em 1986 para o disco “Fighting The World”, de 1987, porém, apenas uma versão demo foi registrada na época.

https://www.youtube.com/watch?v=2hjLiKC_YDM

 

05 – Stratovarius – Episode

1232

O quinto álbum de estúdio do Stratovarius, lançado em 1996, foi o primeiro a contar com o tecladista Jens Johansson e com o baterista Jörg Michael. Músicas como “Father Time”, “Speed of Light” e a linda balada “Forever” compõem essa obra que se transformou num verdadeiro clássico da banda.

Encontre sua banda favorita