Em 20 de janeiro de 1993, Bill Clinton toma posse como presidente dos Estados Unidos. No Brasil. Em 21 de abril foi realizado um plebiscito sobre o sistema de governo, e ganhou a República Presidencialista.
Para o Heavy Metal, o ano foi inesquecível, então prepare seu salto temporal rumo a 1993 para relembramos de cinco grandes álbuns lançados neste ano.
Let’s go:
01 – Sepultura – Chaos A.D.
O quinto álbum do Sepultura é uma verdadeira obra de arte. Lançado em 2 de setembro de 1993, “Chaos A.D.” é considerado um dos melhores discos da banda. A música “Refuse/Resist” ficou na 26ª posição na lista das 40 maiores canções de Heavy Metal de todos os tempos. O trabalho vendeu mais de um milhão de cópias no mundo todo.
02 – Rage – The Missing Link
Lançado em primeiro de agosto de 1993, “The Missing Link” é um verdadeiro petardo sonoro. Músicas como “Firestorm”, “Nevermore” e “The Missing Link” transformaram o álbum num verdadeiro clássico da banda.
03 – Savatage – Edge of Thorns
O oitavo álbum da banda norte-americana Savatage foi o último a contar com dois dos membros originais: o guitarrista Criss Oliva, e o baterista Steve Wacholz. Todas as faixas foram escritas e compostas por Criss Oliva, Jon Oliva e Paul O’Neill.
Musicalmente falando, faixas como”Edge of Thorns”, “He Carves His Stone” e “Follow Me” são extremamente bem compostas e magistralmente bem tocadas, o que faz do disco um dos melhores lançamentos do ano.
https://www.youtube.com/watch?v=ZsVN8oVskB0
04 – Death – Individual Thought Patterns
Lançado em 22 de junho de 1993, o álbum carrega uma das composições mais famosas do grupo: “The Philosopher”. Ela teve videoclipe exibido na MTV e atingiu em cheio os fãs. “Individual Throught Patterns” foi incluído na lista dos 20 maiores álbuns de guitarra de Metal da revista Guitar Player.
05 – Helloween – Chameleon
Apesar de alguns fãs torcerem o nariz para o disco, “Chameleon” tem composições ótimas tais como “First Time”, “Step Out of Hell” e a linda “Longing”.
O disco traz elementos de Country, Música Clássica, Música Sacra, além de instrumentos como trompa, sintetizador, órgão e violino.
O disco foi muito elogiado por criticos musicais devido a diversificação, porém a dualidade de opiniões acabou por causar uma briga interna, e por consequência, a saída de alguns membros.
https://www.youtube.com/watch?v=lsp2qfpaWso