Anos Clássicos Roadie Metal: 1990

Chegamos em 1990, ano em que Senna torna-se bi-campeão na Fórmula I e as tropas iraquianas, lideradas por Saddam Hussein, invadem o Kuwait na luta por controle dos campos de petróleo.

Na música pesada, alguns clássicos foram lançados. Então prepare sua cápsula temporal rumo a 1990 para relembrarmos mais cinco grandes álbuns de Heavy Metal lançados naquele ano.

Let’s go:

01 – MEGADETH – Rust In Peace

rust_in_peace

Se existe uma obra prima dentro do Thrash Metal, ela se chama “Rust In Peace”. Lançado no dia 24 de setembro de 1990, o disco tem, em minha opinião, a melhor formação que já passou pelo Megadeth. Riffs pra lá de espetaculares e inspirados fizeram com que o álbum fosse um sucesso de vendas pelo mundo, ficando por várias semanas no Top 10 dos Estados Unidos.

Tema das músicas:

Holy Wars… The Punishment Due: mostra como as guerras santas são internas e como realmente não importa em que países elas aconteçam.
Hangar 18: fala sobre a Área 51, uma área dos Estados Unidos reservada para supostas pesquisas de extraterrestres.
Take No Prisoners: fala sobre guerras e soldados que acabam ficando contra seu próprio país.
Five Magics: é sobre um homem que aprende a usar mágicas. “Five Magics” é um termo de magia antigo, que diferenciava bons e maus magos.
Poison Was The Cure: fala dos problemas que Mustaine tinha com o vício em heroína.
Lucretia: fala sobre fantasmas que viviam no sótão de Mustaine.
Tornado of Souls: fala sobre quando Mustaine terminou com Diana, sua ex-noiva, com quem ficou junto por 6 anos. Isso fica bem claro na parte “esta manhã eu fiz uma ligação / Para acabar com tudo isso / Desliguei o telefone e quis chorar / Mas, droga, este poço secou”.
Dawn Patrol: fala sobre a destruição do mundo. O motivo são as armas nucleares.
Rust In Peace… Polaris: ocorreu a Dave Mustaine quando ele estava dirigindo para casa vindo de Lake Elsinore. Ele estava dirigindo muito próximo ao carro da frente que tinha no pára-choque um adesivo que dizia: “Tomara que todas as ogivas nucleares enferrujem em paz”. Dave tomou aquilo como uma frase forte e imaginou aquelas velhas ogivas estocadas na praia com crianças pichando-as.

Fonte: Wikipédia

02 – JUDAS PRIEST – Painkiller

Judaspainkiller

O décimo segundo álbum de estúdio do Judas Priest foi lançado em 3 de setembro de 1990 e se transformou num clássico da banda. O disco foi o primeiro com o baterista Scott Travis, que criou um “riff” de bateria inesquecível para a música Painkiller.

https://www.youtube.com/watch?v=VggDiaQHA-I

03 – QUEENSRYCHE – Empire

Queensryche - Empire

Superar o excelente “Operation Mind Crime” é uma tarefa quase que impossível, porém o trabalho realizado em “Empire” é digno de aplausos, Lançado em 21 de agosto de 1990, o álbum alcançou o certificado triplo de platina e se tornou um dos álbuns de maior aceitação comercial já gravados pela banda.

04 – PANTERA – Cowboys From Hell

20120321193050!Cowboys_from_Hell

Apesar de não ser o primeiro disco da banda, muitos consideram o disco como o “verdadeiro” primeiro álbum do grupo, pois marca uma nova fase onde eles deixam o Glam de lado e começam a traçar linhas mais Thrash. Em”Cowboys From Hell”, as bases do que viria a se chamar Groove Metal já davam seu ar da graça.

https://www.youtube.com/watch?v=OEdctcZXHJI

05 – SLAYER – Seasons In The Abyss

91JXveYk7AL._SL1500_

Lançado em 9 de outubro de 1990, “Seasons In The Abyss” atingiu o nº 40 da Billboard 200, sendo a mais bem colocada da época. Aqui o Slayer refinou sua música e marcou o ano de 1990 com um dos discos mais bem compostos do ano.

Encontre sua banda favorita