Em 1989 aconteceu a queda do Muro de Berlim, este que dividiu a capital alemã durante 28 anos e foi o maior símbolo da cortina de ferro. Em 17 de dezembro de 1989, Fernando Collor de Mello foi eleito o 32° presidente do Brasil. O ano também estrelou a chegada do Voyager 2 a Netuno após ser lançado em 20 de agosto de 1977. Antes já tinha visitado Júpiter em 1979, Saturno em 1981 e Urano em 1986.
Para a música pesada, o ano foi de lançamentos pesadíssimos. Então prepare seu salto temporal rumo ao ano de 1989 para relembrarmos cinco grandes álbuns lançados naquele ano.
Let’s go:
01 – Morbid Angel – Altars of Madness
Lançado em 12 de maio de 1989, “Altars of Madness” foi considerado pelas revistas Decibel e Terrorizer o melhor disco de Death Metal de todos os tempos. De fato esse disco é incrível. Bases brutais e uma bateria incrível tocada por Pete Sandoval transformam esse álbum num divisor de águas para os amantes do estilo.
https://www.youtube.com/watch?v=zyf1bklXnow
02 – Sepultura – Beneath The Remains
O terceiro álbum de estúdio do Sepultura é realmente surpreendente. Vendeu mais de 800 mil cópias em todo o mundo e é, com toda certeza, indispensável em qualquer coleção metálica.
https://www.youtube.com/watch?v=rLvnqKOtJaw
03 – Exodus – Fabulous Disaster
O terceiro álbum de estúdio do Exodus foi lançado em 1989 e traz músicas mais longas e maduras. O videoclipe de “The Toxic Waltz” foi executado incessantemente no MTV Headbangers Ball.
04 – Testament – Practice What You Preach
Com um foco maior em letras que falam de problemas da vida real, “Practice What You Prech” é um petardo. O álbum alcançou a posição número 77 no Top 200 da Billboard em 1989.
05 – Overkill – The Years of Decay
Lançado em 13 de outubro de 1989, “The Years of Decay” traz a clássica “Elimination”, música esta que foi muito explorada pelo programa MTV’s Headbangers Ball. O disco foi o último a ser gravado com o guitarrista Bobby Gustafson.