O ano de 2020 está apenas começando, mas parece ainda ter muitas surpresas pela frente. Após o anúncio do novo disco dos suecos do Naglfar, outra banda que também surpreende é o …and Oceans, que estava há quase duas décadas sem um sucessor para ‘Cypher’ (2002).
A banda finlandesa foi formada em 1995 e lançou dois álbuns no final da mesma década, chamando atenção com seu Symphonic Black Metal bem construído. Em constante evolução, com a chegada dos anos 2000, gradativamente o …and Oceans foi se abrindo a experimentalismos e novos elementos passariam a fazer parte da sua sonoridade – como o Industrial – , a partir de ‘A.M.G.O.D.’ (2001). No ano seguinte, se agarrando ainda mais às mudanças é liberado ‘Cypher’, que atingiu resultados mistos. Após o trabalho e sem mais lançamentos, a banda retornaria com material inédito apenas no início de fevereiro deste ano, com o single/lyric video “The Dissolution of Mind and Matter”.
Será pelas mãos da francesa Season of Mist que ‘Cosmic World Mother’ virá ao mundo em 08 de maio, trazendo onze faixas – ao que tudo indica – novamente voltadas ao Black Metal de outrora, porém totalmente revigorado. Ainda em tempo, a arte gráfica foi assinada por Adrien Bousson (Abbath, Rotting Christ e outras).
Na formação, estão os músicos veteranos Teemu Saari e T (guitarras), além de Syphon (baixo), ao lado dos novatos Mathias Lillmåns (vocal), Kauko Kuusisalo (bateria) e Antti Simonen (teclados).
Não deixe de conferir logo abaixo, os dois singles já liberados:
Faixas:
01. The Dissolution of Mind and Matter
02. Vigilance and Atrophy
03. Five of Swords
04. As the After Becomes the Before
05. Cosmic World Mother
06. Helminthiasis
07. Oscillator Epitaph
08. In Abhorrence upon Meadows
09.Apokatastasis
10. One of Light, One of Soil
11. The Flickering Lights.