Os ingleses do Anathema surpreenderam os seus fãs hoje através de suas redes sociais. Em comunicado oficial, a banda declarou que está interrompendo suas atividades por tempo indeterminado.

Leia abaixo a nota oficial da banda:

“Querida família Anathema.

Este ano é completamente diferente dos outros.

Todos nós – incluindo vocês – encaramos desafios inesperados, os quais impactaram tanto as nossas situações profissionais como as pessoais. Nestes tempos dos mais difíceis, os acontecimentos deste ano nos deixaram sem alternativa a não ser a de entrar em um hiato indefinido. Como indivíduos, agora é hora de buscarmos outros caminhos em nossa vida.

Nós somos extremamente gratos pelo apoio de todos vocês ao longo dos anos. Nosso amor e respeito que temos por nossos fãs é infinito por nos terem dado os melhores anos de nossas vidas. A generosidade que todos vocês mostraram depois do inesperado anúncio do adiamento de nossa turnê sempre estará com a gente.

Nós nunca poderíamos prever no que este ano se tornaria.

Muitíssimo obrigado, Anathema.”

Da última vez em que o Anathema veio a público, eles informaram o adiamento da turnê comemorativa de 10 anos do lançamento de We’re Here Because We’re Here por conta dos prejuízos causados pela pandemia e pela quarentena. Os músicos declararam que não possuíam mais dinheiro para manter a banda e a equipe que os acompanha nas turnês. Até mesmo as finanças pessoais dos integrantes estão resumidas, como se pode desprender da afirmação que de eles não conseguem arranjar empregos formais neste período e que eles precisam pagar os alugueis de suas residências.

O Anathema foi fundado em 1990 na cidade de Liverpool e é considerada um dos pilares do Death/Doom junto ao Paradise Lost e ao My Dying Bride. A sonoridade do Anathema foi mudando ao longo dos anos, deixando o Heavy Metal de lado e embarcando numa sonoridade mais alternativa e atmosférica. De seus 12 álbuns de estúdio, o mais recente deles é The Optimist, lançado em 2017 via Kscope Music. A formação que deixa o Anathema a partir de hoje é composta pelos irmãos Daniel e Vincent Cavanagh (vocais, guitarras, contrabaixo, teclados), Lee Douglas (vocais), John Douglas (bateria, percussão, teclados) e Daniel Cardoso (bateria). Jamie Cavanagh, irmão-gêmeo de Vincent e que aparece à direita na foto que encabeça esta nota, já havia deixado a banda em 2018.

Encontre sua banda favorita