Alice in Chains: álbum “Alice in Chains” (1995) completa 24 anos

Em 7 de novembro de 1995 o Alice in Chains lançava seu disco Alice in Chains (1995), o clássico “disco do cachorro”. Este trabalho marcaria, ao mesmo tempo, o retorno e uma pausa da banda. Hoje, 07 de novembro, o álbum completa 24 anos de lançamento.

Alice in Chains é uma banda de Grunge/Rock Alternativo formada em 1987 na cidade de Seattle, nos EUA. A banda é mundialmente conhecida e foi um dos pilares do movimento Grunge que aconteceu em Seattle entre o fim dos anos 80 e começo dos anos 90.

O trabalho é conhecido como Tripod, The Dog Album ou The Dog Record por possuir em sua capa um cachorro com três patas. Sua contracapa apresenta o showman italiano chamado Frank Lentini, ele tinha três pernas. Ambas as imagens servem para se referir que se tratava do terceiro álbum da banda.

O álbum vinha para acabar com as diversas especulações geradas pela ausência da banda na estrada e em estúdio, além das atividades paralelas dos membros do grupo. Muitas pessoas achavam que o Alice in Chains havia encerrado as atividades, uma vez que a banda não estava fazendo shows devido aos problemas do vocalista Layne Staley com as drogas e a depressão.

Alice in Chains (1995) foi um dos lançamentos mais aguardados da época, gerando grande expectativa nos ouvintes. As faixas Grind, Heaven Beside You e Again foram lançadas como singles para promover o álbum. Grind e Again foram indicadas ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock na época.

Mesmo não sendo tão bem sucedido quanto Dirt (1992), o álbum estreou em 1º lugar na parada Billboard 200, chegou a ser Disco Duplo De Platina nos Estados Unidos vendendo mais de 3 milhões de cópias pelo mundo, tudo isso mesmo não tendo suporte através de turnês.

Tripod é considerado pelos fãs o trabalho mais denso e depressivo da banda, devido a seu estilo lento mas pesado e mórbido, tendo muitos elementos do Doom Metal, principalmente nas canções Grind, Head Creeps, e Frogs.

Este foi o último álbum de estúdio do Alice in Chains com Layne Staley nos vocais e o primeiro com o baixista Mike Inez, que substituiu Mike Star.

A formação da banda no álbum contou com Layne Staley nos vocais; Jerry Cantrell na guitarra solo, vocais e vocais de apoio; Mike Inez no baixo e Sean Kinney na bateria.

https://www.youtube.com/watch?v=tnwHEzTvWAY&list=PLFOHkHQEC8vudY2NyQzdFdinV0XwrL4ET

Confira abaixo a tracklist do álbum.

01 – Grind
02 – Brush Away
03 – Sludge Factory
04 – Heaven Beside You
05 – Head Creeps
06 – Again
07 – Shame in You
08 – God Am
09 – So Close
10 – Nothin’ Song
11 – Frogs
12 – Over Now

Encontre sua banda favorita