A banda Affront – cariocas de puro peso e velocidade estilo Thrash/Death Metal – lançará seu novo disco “World In Collapse” em breve. Leia todas as novidades e fique por dentro dos detalhes de produção e composição através da entrevista realizada com o frontman M. Mictian (vocal e baixo). Ao final da entrevista tu poderás ouvir o single recém lançado pela banda Affront – uma ótima prévia do que vem por aí.
- Após o sucesso do álbum “Angry Voices”, quais características musicais a banda fez questão de manter nesse novo trabalho?
M. Mictian: “Genuinamente o AFFRONT, é uma banda que foi formada para produzir Thrash/Death Metal e foi assim que fizemos no “Angry Voices” – nosso primeiro álbum -, mas senti que poderia ter focado um pouco mais no Thrash Metal. Acredito que por ter tocado durante 18 anos numa banda de Black/Death Metal as veias ainda pulsavam estes estilos (não que o ‘Angry Voices’ seja um álbum de Black/Death Metal mas ainda há um pouco disso nele), já nesse novo disco ‘World In Collapse’ procuramos focar e deixar mais latente nosso Thrash Metal e é assim que este CD foi moldado. Claro que ainda existem as nossas veias Death Metal, mas conseguimos fazer o lado Thrash Metal aparecer um pouco mais com relação ao primeiro álbum.”
- Conte-nos um pouco dos bastidores: estúdio de gravação, produção, artes visuais, composição das canções e etc.
M. Mictian: “Gravamos no Musicalico Studio no Rio de Janeiro, onde também produzimos o disco anterior ‘Angry Voices’. Decidimos manter o estúdio por conta de já termos um certo entrosamento neste lugar e desta forma ficaria mais fácil gravarmos o disco novo. A produção ficou por conta de R.Rassan (guitarrista AFFRONT) e de mim – repetimos esta fórmula que deu tão certo no ‘Angry Voices’ então seguimos o mesmo caminho. Toda parte gráfica está sendo feita pelo grande artista e tatuador Edu Nascimentto e, diga-se de passagem, posso garantir que a capa deste álbum ficou fantástica sendo realmente um trabalho maravilhoso. Compus este disco juntos com R. Rassan, basicamente levo as ideias (composição rítmica) prontas e também toda base lírica previamente escritas, a partir disso vamos desenvolvendo e lapidando as ideias. R. Rassan é um excelente músico e cria melodias e arranjos, sendo fácil produzir em conjunto com ele. Por fim, depois das canções propriamente escritas, eu arrumo a parte lírica. Basicamente é isso.”
- O single “Monument To Hate” foi muito bem composto e possui um peso característico do Affront. Essa é a música que melhor descreve o novo álbum?
M. Mictian: “Fico feliz que tenham gostado, a prova disso é que este single já teve mais de 7 mil audições no youtube em pouco mais de 1 mês. ‘Monument To Hate’ de veras é uma música forte com letra também forte, críticas fundadas nas mazelas da humanidade, a estupidez, o preconceito de todas as formas o qual vivenciamos no mundo e também no Brasil. Acredito que este single seja uma sintetize de todo o álbum ‘World in Collapse’ e talvez por isso tenha sido a música escolhida para representar e apresentar o novo disco.”
- Existe alguma data prevista para lançamento oficial do novo álbum? A banda pretende gerar quais materiais físicos (CDs, LPs, K7…)? Hoje em dia vemos que há um paralelo entre plataformas de streaming e materiais físicos “antigos”. Qual sua opinião sobre a era digital e de que forma pode-se utilizar essa ferramenta da melhor forma?
M. Mictian: “Acredito que provavelmente só o CD normal, infelizmente, mas quem sabe aparecer alguém querendo fazer o lançamento em outros formatos, estaremos livres para negociar. A evolução está aí inegavelmente e temos que saber aproveitar tudo isso. As vendas em formatos físicos são baixas, há pouco interesse neste tipo de material e então as gravadoras, músicos e bandas tem que procurar abrir o leque de opções, infelizmente essa e uma triste realidade. Temos que saber nos adaptarmos ao que o mercado nos proporciona a cada momento e assim manter a chama viva.”
- Muitíssimo obrigado pela entrevista! Caso queira, deixe uma mensagem para os leitores.
M. Mictian: “AFFRONT agradece o suporte de todos ao Metal e aos verdadeiros amantes do Metal. Continuaremos em frente e manteremos essa chama viva! Valeu, um grande abraço.”