Zakk Wylde -Heavy Metal/Southern Rock/Groove Metal – Origem: Bayonne, New Jersey – Formado em 1986

Release: Jeffrey Phillip Wiedlandt, 55 anos, mais conhecido como Zakk Wylde, famoso por ser o guitarrista do Ozzy Osbourne, além de seus projetos autorais com os famosos álbuns “Book Of Shadows” e “Book Of Shadows II“, a banda Black Label Society, essas como guitarrista e vocalista, a banda Pride & Glory e o mais recente projeto Zakk Sabbath, onde o mesmo faz covers de músicas clássicas do Black Sabbath.
Existem várias histórias acerca de como Zakk conseguiu a vaga na banda de Ozzy. Uma das mais conhecidas está relatada a seguir: a namorada de Zakk na época, Barbaranne (hoje sua mulher), tinha ouvido no programa de Howard Stern no rádio, que Ozzy estava procurando por um novo guitarrista e enviou uma fita-demo. Ozzy rejeitou a fita assim como milhares de outras, dizendo se tratarem de “apenas mais um clone do Randy Rhoads“. Mas algumas semanas depois, o baterista de Ozzy na época lhe disse ter descoberto um grande guitarrista de New Jersey e então o Madman concordou em chamá-lo para uma audição. Tratava-se obviamente do próprio Zakk Wylde. Ozzy o reconheceu pela fita-demo e então o contratou.
Antes de se juntar a banda do Ozzy, Zakk tinha outra banda formada no colegial, a Zyris, na qual não compôs nenhum álbum.

Músicas de destaque: “Sold My Souls“, “Sleeping Dogs“, “Dead As Yesterday“, do trabalho solo. “No More Tears“, “Hellraiser“, “Road To Nowhere“, com Ozzy Osbourne. “Losin’ Your Mind“, “Cry Me A River“, “Sweet Jesus“, com o Pride & Glory. “Stillborn“, “In This River“, “Suicide Messiah“, com o Black Label Society.[

Opinião do redator: Um dos guitarristas mais talentosos e com mais feeling que já ouvi, tudo o que ele faz fica bom, sem exceções. Seus trabalhos solos, principalmente, mostram o quão competente é o cara.

Novidades: No último ano, não podemos considerar shows, então a mais recente notícia sobre Zakk Wylde é o lançamento do cover de “Under The Sun“, do Black Sabbath, com sue projeto Zakk Sabbath, em uma coletânea onde várias bandas tocam o álbum “Vol. 4” na íntegra. O último álbum do Black Label Society, “Grimmest Hits” foi lançado em 2018.

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

ZED YAGO – Heavy Metal – Origem: Alemanha – Formado em 1985

Release: Há duas encarnações distintas do Zed Yago. Originalmente, a banda foi criada em 1985, tendo à frente a vocalista Jutta Weinhold e fazendo o típico metal alemão, na forma que foi delineado pelo Accept.
Depois de dois álbuns, a banda se desfez, mas, com os incentivos da gravadora, foi estimulada a se reunir, só que o fez com o nome de Velvet Viper, prosseguindo em atividade até hoje.
Porém, o guitarrista Jimmy Durand, da formação original, que não participou da criação do Velvet Viper, decidiu refazer o Zed Yago à sua maneira e colocou a vocalista Yvonne Durand, sua esposa, na banda, tendo lançado mais dois álbuns desde então.

Músicas de destaque: “Custer”, “Black Bone Song”, “Fear of Death”, “If I Close My Eyes Forever”

Opinião: Alemanha da década de 80 em plena forma! Influências de Accept e Warlock bem evidentes!

Novidades: Sem novidades para o Zed Yago, mas a Velvet Viper lançou um novo álbum em agosto de 2020, “Pilgrimage”.

ZUMBIS DO ESPAÇO – Horror Punk – Origem: Taubaté, Brasil – Formado em 1996

Release: Tor (vocal), Gargoyle (baixo) e Zumbilly (bateria) formam o trio que tem mantido o Zumbis do Espaço na ativa desde sua formação, tendo havido mudanças apenas no posto de guitarrista, sendo que Manialcool é o integrante mais recente a assumir essa função e já registrou os álbuns “Em Uma Missão de Satanás” e “Monstros Dominantes”.
A banda tornou-se a principal referência no Brasil dentro de seu estilo e possui uma respeitável discografia com nove álbuns, além de lives, splits e DVDs, sendo que o vocalista Tor Tauil mantém uma carreira solo em paralelo, com forte influência do Country americano em sua forma mais pura.

Músicas de destaque: “A Marca dos 3 Noves Invertidos”, “Que Venham os Mortos”, “Espancar e Matar”, “Satan Chegou”

Opinião: Punk, Country, Rockabilly e Metal confluem para formatar o som dos Zumbis do Espaço. Fãs de Ramones e Misfits se sentirão em casa.

Novidades: tendo lançado seu mais recente álbum, “Monstros Dominantes”, em 2019, a banda não divulgou novidades desde então.

ZZ TOP – Blues Rock – Origem: Texas, USA – Formado em 1969

Release: ZZ Top é uma banda que mistura Blues Rock com Southern Rock, referida como “That Little Ol’ Band from Texas”. A banda foi formada em 1969 em Houston, Texas, por Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard, os quais, se mantém unidos até hoje. O ZZ Top detém como marca registrada as longas barbas de Gibbons e Hill, além de fazerem uso freqüente de indumentárias de motociclistas tradicionais americanos.
ZZ Top já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 25 milhões de álbuns só nos E.U.A. A banda teve 8 hits no Top 40 da Billboard Hot 100, 6 hits em primeiro lugar no Mainstream Rock, e 3 no MTV Video Music Awards. Eles foram introduzidos na Hall da Fama do Rock and Roll no ano de 2004.

Músicas em destaque: La Grange, Bad to the Bone, Sharp Dressed Man, Planet of Women, Gimme All Your Lovin’, Got Me Under Pressure, Viva Las Vegas, Rough Boy.

Opinião: ZZ Top é, sem dúvida, uma das bandas mais divertidas e consagradas que temos ainda ativas dentro do Rock and Roll! Correndo na contramão de alguns “críticos” mais ortodoxos, que muito consideram os não tão aclamados álbuns, este redator considera a discografia da banda recheada de criatividade e boa música. Cada fase da banda é assustadoramente divertida e cria uma ambientação típica e característica, como se assistíssemos a um seriado psicodélico em desenho animado. Não há como se negar que o ZZ Top seja para esmagadora maioria uma grande influência musical, pois, mesmo que muito de seus admiradores não tomem o som da banda em suas próprias composições, ainda assim, o som do ZZ Top encontra-se no fundo de suas almas.

Novidades: assim como tantas bandas, o ZZ Top segue firme aguardando a derrocada dessa pandemia mundial para poder novamente subir aos palcos, estando presente no line-up de grandes festivais espalhados pelo mundo. Ainda, tem se concentrado na divulgação do filme sobre a banda “That Little Ol’ Band from Texas”.

https://www.youtube.com/watch?v=Al3tRlzOREg

Zaion – Rock and Roll – Origem: Poços de Caldas, Brasil – Formada em 2013

Release: Com trabalhos começados em 2013 em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, Zaion é integrada exclusivamente por mulheres, tendo Lari Rogante nos vocais, Camila Fernandes na guitarra, Fernanda Mucciaroni no baixo e Gabi Abreu na bateria. Inicialmente destinando seu repertório a grandes tributos de artistas e bandas nacionais e internacionais, a banda obteve grande prestígio em sua cidade natal e adjacências. Em 2020, o grupo deu início à produção de material autoral, o qual foi revelado no primeiro semestre.

Músicas de destaque: Seu único registro autoral momentâneo é “I’m Here”, que traz uma influência do grunge.

Opinião: Trata-se de um grupo muito entrosado tanto nas composições quanto na transposição em canções. Levando um rock “de A a Z”, conforme exposto em suas redes sociais, Zaion agrada aos espectadores e ouvintes com a voz forte de Lari e alta precisão e técnica das demais instrumentistas. Se em tributos já se destacam, tal força se consolidará nos feitos autorais.

Novidades: O quarteto encontra-se em fase final de produção do segundo trabalho próprio, que terá o nome de “Finding Myself”.

Encontre sua banda favorita