Conheça mais cinco bandas com a letra W dentro de nossa coluna semanal!

WAYNE – Heavy Metal – Origem: USA – Formado em 2001

Release: Depois de ter deixado o Metal Church, o vocalista David Wayne liderou, por um tempo, a banda Reverend. Após a separação desta, formou um novo projeto que levava apenas o seu sobrenome, Wayne, e lançou um álbum nomeado “Metal Church”, onde aproveitava a icônica imagem da capa da estreia de sua antiga banda e a mesma fonte do logo. O projeto não foi recebido muito bem por seus antigos parceiros, embora o guitarrista Craig Wells tenha unido forças ao companheiro.
Em 2005, David Wayne faleceu após um acidente de carro, deixando-nos órfãos de uma das melhores vozes de sua geração e da possibilidade de novos trabalhos do Wayne.

Músicas de destaque: “The Choice”, “The Hammer Will Fall”, “Burning At The Stake”, “Hannibal”

Opinião: Não foi apenas o título, a igreja na capa ou o logo. O som do Wayne atinge direto no coração dos fãs dos dois primeiros álbuns do Metal Church, tendo tido um resultado até melhor do que o disco que marcou sua breve volta, “Masterpeace”, de 1999.

Novidades: Sem novidades

WHITE ZOMBIE – Groove Metal – Origem: USA – Formado em 1985

Release: Foram alguns anos de batalha desde que Rob Zombie e Sean Yseult formaram o White Zombie em 1985. O sucesso só surgiu depois de três Eps e dois álbuns, além da entrada do guitarrista Jay Noel Yuenger, quando lançaram o disco “La Sexorcisto: Devil Music Volume One”, em 1992.
A alta exibição de vídeos na MTV impulsionou o nome da banda e, em 1995, eles lançaram o excelente “Astro Creep: 2000”, com várias faixas antológicas. Internamente, porém, as divergências corroeram o futuro do White Zombie e, assim, Rob Zombie partiu para carreira solo, levando consigo toda a estética musical e visual construída até então.

Músicas de destaque: “More Human Than Human”, “Thunder Kiss ´65”, “Black Sunshine” “Welcomer to the Planet M.F.”

Opinião: Os temas de terror Z, tendo por base uma sonoridade Groove/Industrial, revelaram-se uma fórmula contagiante. Muito peso intercalado com samplers diversos retirados de clássicos do horror underground.

Novidades:  Rob Zombie anunciou o lançamento de seu novo álbum solo para março de 2021.

WARFARE – NWOBHM – Origem: Inglaterra – Formado em 1982

Release: Entre tantas bandas reveladas na Inglaterra, no começo dos anos 80, algumas permaneceram com os pés fincados no underground. O Warfare, com sua mistura de Motorhead e Venom, assumiu o preciso rótulo de Metal Punk. O baterista e vocalista Evo é o único membro constante e que permanece conduzindo a banda até hoje.
Seu álbum mais conhecido no Brasil é o “Metal Anarchy”, de 1985, que teve produção de Lemmy Kilmister e foi lançado em vinil  por aqui. O Warfare prossegue mantendo seu nome em evidência como banda “cult” e através de relançamentos de seu catálogo e coletâneas.

Músicas de destaque: “Metal Anarchy”, “Disgrace”, “Elite Forces”, “Electric Mayhem”

Opinião: Uma música suja e sem concessões. Não seria sequer o caso de acusar a produção dos discos mais antigos, pois, ao longo dos anos, os materiais que foram disponibilizados sob o nome Warfare mantiveram essa característica. Sem dúvida, uma sonoridade mais voltada para o lado Punk, e que encontrará mais afinidade com bandas do estilo e época na linha G.B.H.

Novidades: Seu mais recente trabalho foi lançado em 2017, com o nome “Evo/Warfare”.

WHITESNAKE – Hard Rock – Origem: Inglaterra – Formado em 1978

Release: Após deixar o Deep Purple, David Coverdale gravou dois discos solo. O primeiro deles, lançado em 1977, chamou-se “White Snake”, e esse nome foi aproveitado para a sua nova banda, que estrearia em 1978, com o álbum “Trouble” e a participação do antigo companheiro de Purple, o tecladista Jon Lord.
Por alguns anos, a banda alcançaria estabilidade em sua formação, que contava com o baixista Neil Murray, os guitarristas Bernie Madsen e Micky Moody, além da adesão de outro ex-Purple, o baterista Ian Paice. Em 1984, porém, uma grande reformulação ocorreu por ocasião da gravação do clássico “Slide It In”, que teve versões de estúdio distintas para os mercados ingleses e americanos. Nessa época, o guitarrista John Sykes foi integrado, bem como o baterista Cozy Powell. A partir de então, a banda alavancou de vez sua escalada ao sucesso, mas nuca mais obteve aquela estabilidade e, por ela, passaram nomes como Steve Vai, Adrian Vandenberg e Doug Aldrich.
Mais de quarenta anos após sua estreia, a banda prossegue na ativa e o guitarrista Reb Beach é o principal parceiro de Coverdale atualmente, junto ao veterano baterista Tommy Aldridge.

Músicas de destaque: “Fool For Your Loving”, “Is This Love”, “Here I Go Again”, “Love Ain´t No Stranger”

Opinião: Uma das maiores bandas da história, que mesclou de forma ímpar o Blues com o Hard Rock, além da capacidade de gerar belas baladas. David Coverdale é uma das vozes mais representativas do estilo, além de grande compositor.

Novidades: o guitarrista Reb Beach recém lançou um álbum solo instrumental chamado “A View From The Inside”.

WARBIFF – Thrash Metal – Origem: Fortaleza, Brasil – Formado em 2005

Release: Estando ativa há quinze anos, a Warbiff tornou-se um nome consolidado e de referência dentro do cenário cearense. Ao longo do tempo, as funções de baixista e vocalista foram sofrendo alterações, mas o baterista Romulo Shaw e o guitarrista Daniel Biff permanecem desde o começo, sendo que este último acabou por acumular a função de vocalista. Atualmente, o baixista Augusto Oliveira complementa o trio.
Sendo presença constante nos palcos dos festivais, o Warbiff demonstrou a sua fúria na abertura de atrações como Assassin, Ratos de Porão e Kreator. Em 2010, participaram com destaque na seletiva nacional do festival alemão Wacken Open Air.
Em sua discografia, consta o EP “Fresh Meat”, de 2006, e o full lenght “Pig´s Parliament”, de 2017, que traz as músicas do EP como bônus.

Músicas de destaque: “Eternal Violence”, “The Power of Thrash Compells You”, “Pig´s Parliament”, “Blessed For What”

Opinião: Thrash Metal, naquele formato que apenas os brasileiros sabem fazer, com inclinação para a escola alemã do gênero. O Warbiff é rápido, pesado e direto, sem firulas e sem concessões.

Novidades: A banda realizou uma live durante a pandemia, disponível no Youtube, mas ainda não divulgou outras novidades.

Encontre sua banda favorita