ABC do Metal: letra O (2ª Parte)

Seguindo com o nosso quadro semanal ABC do Metal, apresentamos mais cinco bandas com a letra O. Confira!!

Oitão – Hardcore – Origem: São Paulo, SP – Formado em 2008

Release: Formada em 2008 em na capital de São Paulo, começou a ficar conhecida após aparecer no programa “200 Graus” do Discovery Home & Health, onde eram mostradas as rotinas da banda e do Chef Henrique Fogaça, que também é vocalista da banda. Faz um som Hardcore com letras de protesto contra a política e problemas sociais. Devido ao sucesso de seu vocalista no programa Masterchef, sua agenda aumentou consideravelmente á partir de 2014. Desde então, tem aparecido em grandes festivais nacionais, como Abril pro Rock, Porão do Rock e Virada Cultural em São Paulo.

Músicas de destaque: Indispensáveis para quem tem interesse em conhecer a banda, “Tiro na Rótula“, “4º Mundo” e “Pobre Povo” podem ser consideradas as faixas de destaque da banda.

Opinião do redator: Grande surpresa dos últimos aos no meio do Rock nacional, seu som pesado e com letras ácidas lembram muito o Ratos de Porão da fase clássica e na primeira ouvida já encantou e se tornou presença obrigatória nas audições.

Novidades: A banda se encontra parada devido a pandemia do COVID-19, mas no último mês de Junho lançou a faixa “Proteste” como single standalone.

Formação:
Henrique Fogaça – vocal
Tadeu Dias – guitarra
Ed Chavez – baixo
Marcelo B.A – bateria

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

Oceans Of Slumber – Doom Metal/Progressive Metal – Origem: Houston, Texas – Formado em 2011

Release: Banda formada em Houston, TX, em 2011, toca um som com base no Doom Metal, com nuances do Metal Propgressivo e do Death Metal. Seu álbum de estreia veio em 2013, com “Aetherial“, com uma sonoridade marcante, com a voz de Ronnie Allen. Este que saiu da banda logo depois, para seu lugar a banda chamou a vocalista Cammie Gilbert, e foi aí que a banda teve o seu diferencial para chegar aos ouvidos de muitos no mundo da música pesada. Juntamente com a vocalista, chegou o tecladista Mat V. Aleman, que acabou por expandir o leque musical da banda. Seu segundo álbum, “Winter“, chegou em 2016 com críticas positivas dos sites especializados. Já em 2018, lançaram “The Banished Heart“, que entrou na lista dos 50 melhores álbuns de 2018 da revista Metal Hammer. Já em 2020, lançaram seu álbum homônimo, também com ótimas críticas.

Músicas de destaque: A discografia da banda conta com um repertório que pode agradar a muitos, temos músicas mais arrastadas e longas como “The Decay Of Disregard” e “The Banished Heart“, que contam só com vocais limpos, já outras mais curtas e não tão arrastadas como “Suffer The Last Bridge“, além das que contam com guturais, como “Suffer The Last Bridge“. Então há músicas para todos os gostos.

Opinião do redator: A banda foi um achado maravilhoso, apareceu no feed de um amigo no facebook e na curiosidade fui procurar ouvir, foi paixão a primeira ouvida. Umas das melhores bandas que descobri nos últimos anos.

Novidades: O álbum homônimo da banda foi lançado em Agosto, com ótima recepção das críticas. Um forte trabalho de divulgação foi feito com videoclipes sendo lançados com antecedência, o que ajudou muito na boa recepção do álbum. Atualmente a banda está parada com os shows por conta da pandemia, mas a promessa é que em 2021 tudo volte ao normal para a divulgação do Play recém-lançado.

Formação:
Dobber Beverly
– bateria, piano (2011–presente)
Cammie Gilbert – vocal (2014–presente)
Mat V. Aleman – teclado (2014–presente)
Semir Ozerkan – baixo, vocal de apoio (2019–presente)
Jessie Santos – guitarra (2019–presente)
Alexander Lucian – guitarra, vocal de apoio (2019–presente)

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

Once Human – Melodic Death Metal/Groove Metal – Origem: Los Angeles, California – Formado em 2014

Release: A banda foi formada pelo ex-guitarrista do Machine Head, Logan Mader, com seu álbum de estreia sendo lançado no ano seguinte, sob o nome de “The Life I Remember“. Além de Mader, o destaque da banda vem muito por conta da vocalista Lauren Hart e sua incrível voz potente.

Músicas de destaque: Muitos devem conhecer a banda pelo cover de “Davidian“, do Machine Head, que fez um barulho quando foi lançado em 2018, mas outras faixas da banda, da própria autoria, também se destacam, como “Eye Of Chaos“, “Gravity” e a mais recente “Sledgehammer“.

Opinião do redator: Conheci a banda justamente por “Davidian” e então fui atrás de mais material a mesma. A presença de sua vocalista é o diferencial e impressiona a cada audição.

Novidades: O último lançamento da banda foi o single “Sledgehammer“, precedido pelo álbum ao vivo “Stage Of Evolution“, de 2018. Atualmente o que consta é a expectativa de um novo álbum, ainda sem previsão de lançamento.

Formação:
Lauren Hart
– vocal (2014–presente)
Logan Mader – guitarra (2014–presente)
Damien Rainaud – baixo (2014–presente)
Dillon Trollope – bateria (2015–presente)
Max Karon – guitarra (2016–presente)

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

The Offspring – Punk Rock – Huntington Beach, Califórnia – Formada em 1984

Release: Formada em 1984 sob o nome de Manic Subsidal, pelos adolescentes Dexter Holland e Greg K., que haviam acabado de sair do show do Social Distortion, acabou se tornando uma das bandas de maior sucesso do Punk Rock, principalmente nos anos 90 e 2000, sob o nome de The Offspring, ou simplesmente Offspring. Emplacou alguns sucessos na rádio com seu Punk Rock com elementos do Pop Rock e do Rock Alternativo.

Músicas de destaque: Seu maior sucesso, sem dúvidas é “The Kids Aren’t Alright“, que explodiu no final dos anos 90. Também “Gone Away” e “Pretty Fly (For A White Guy)“, essa última que tocou em exaustão em filmes adolescentes dos anos 2000. Outro destaque é “Why Don’t You Get a Job?“, uma faixa mais divertida. Por último, “You’re Gonna Go Far, Kid“, mais recentemente ao final da década passada também fez bons números.

Opinião do redator: Apesar de não ser o estilo que mais gosto, já ouvi muito em minha adolescência e ainda me divirto ouvindo os clássicos da banda. Seu show mais recente no Rock In Rio foi um dos mais legais que assisti naquela edição.

Novidades: Até antes da pandemia a banda continuava a fazer shows com bons números, enchendo arenas e com muitas datas. A última atualização da banda foi a postagem da versão remasterizada em HD do vídeo da faixa “Why Don’t You Get a Job?” em seu canal do Youtube.

Formação:
Dexter Holland – guitarra e vocal
Greg K. – baixo e vocal de apoio
Noodles – guitarra e vocal de apoio
Pete Parada – bateria

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

Onslaught – Thrash Metal – Origem: Bristol, Inglaterra – Formado em 1982

Release: Onslaught é uma banda britânica de Thrash Metal de Bristol, Inglaterra, pelo guitarrista Nige Rockett e pelo baterista Steve Grice. Os dois músicos estavam trabalhando para criar um som ultra-agressivo de Speed Metal que estava se tornando cada vez mais popular nos primeiros dias do Slayer e do Metallica. A banmda ficou na ativa de 1982 a 1991, lançando os álbuns “Power from Hell” (1985), “The Force” (1986) e “In Search of Sanity” (1989), esse que teve bons números de vendas no Reino Unido. Em 1991, por questões contratuais com a gravadora a banda acabou se desfazendo, retornando apenas em 2005 e mesmo com algumas mudanças continua na ativa até os dias de hoje.

Músicas de destaque: “Let There Be Rock“, um cover do AC/DC, foi uma das faixas que estourou no final dos anos 80 e se popularizou entre os fãs. “Metal Forces” é outra que se tornou um clássico da banda. “Shellshock” também fez um barulho na época. Após a volta, “66’fucking’6“, “Bow Down The Clows” e seu cover de “A Perfect Day To Die” do Motörhead são bastante populares.

Opinião do redator: Uma grande banda de Thrash que poderia ser mais do que é. Talvez se não tivesse ficado tanto tempo parada poderia estar pelo menos no nível do Sodom ou do Death Angel, pois potencial a banda tinha. Mas fico feliz com o som que continuam fazendo.

Novidades: Lançaram o álbum “Generation Antichrist“, em 7 de agosto pela AFM Records, com boa recepção da crítica. O que chamou a atenção foi a saída do vocalista Sy Keeler e a entrada de Dave Garnett. Atualmente a banda está parada por conta da pandemia.

Formação:
Nige Rockett
– guitarra (1982–1991, 2005–presente)
Jeff Williams – baixo (2006–presente)
James Perry – bateria (2018–presente)
Wayne Dorman – guitarra (2018–presente)
Dave Garnett – vocal (2020–presente)

FACEBOOK|INSTAGRAM|TWITTER|YOUTUBE|SPOTIFY

Encontre sua banda favorita