Diretamente da Suécia, o Abandoned Cities foi formado em 2012 sob idealização do baixista, guitarrista e vocalista Peter Lindström (Light Screamer, Aldartal, Dead Man, Habitable Moons). Desde o início, ele tem o baterista Calle Sjöström (Seas of Years, Obrero) e, posteriormente, contou com o vocalista Ulf Stöckel (We Live in Trenches, Laugh Track) também.
Depois de um hiato de 13 anos, quando lançaram o EP “Zona” (2012), chegam agora com um novo EP, este “Silt”. Existe uma mudança estrutural no trabalho da banda, que apostava num post-metal. Apesar de manter alguns elementos do subgênero, hoje o Abandoned Cities agrega muito mais elementos em sua sonoridade.
A faixa “Havoc”, por exemplo, tem um contexto épico dentro do sludge, com as bases de post-metal mantidas, porém mais sujas e incrementadas com elementos do industrial. É incrível a sensação de soar como uma trilha sonora de uma ‘cidade abandonada’ (tradução do nome da banda), que a faixa contém.
Em “Dead Celestial”, o outro destaque e mais uma das faixas longas do disco, nota-se o quão eles mais exploraram os sintetizadores, usando essa parte mais industrial. “Silt” é um disco que merece ser ouvido na íntegra e com atenção redobrada, pois nos revela detalhes importantes e fica cada vez melhor a cada audição.
https://abandonedcities.bandcamp.com/album/zona
https://open.spotify.com/album/16jTnW7RV9YzQPtdhcTEno?si=KtcqgVjuTOCJxhumxHCvFQ