A História Por Trás da Canção #7: Scorpions – Wind of Change

Olá caros headbangers, antes de tudo, quero desejar a todos um feliz 2021. Que esse ano a gente consiga correr atrás de todos os prejuízos que esse terrível ano de 2020 nos deixou.

Bom, ainda mantendo essa vibe de novo ano, o primeiro “A História Por Trás da Canção” de 2021 foi escolhido de forma estratégica para simbolizar a esperança de ventos melhores. Sendo a música de hoje a clássica “Wind of Change”, da banda alemã Scorpions.

A faixa foi lançada originalmente no ano de 1990 (se atentem bem ao ano em questão, porque ele terá um contexto histórico importante), no álbum “Crazy World”, e imagino que vocês já a encontraram bastante em uma daquelas playlists de “Metal Love”, certo?

Bom, caso você nunca tenha se atentado a letra, saiba você que apesar do ritmo de baladinha que a canção possui, ela não tem absolutamente NADA de romântica. Mas claro, nem por isso “Wind of Change” deixa de ser uma música linda, ainda mais levando em questão a sua temática.

Lembram que eu pedi para vocês se atentarem ao ano que a música foi lançada? Isso é porque a mesma saiu no ano seguinte a um dos eventos históricos mais importantes da história da Alemanha, país natal do Scorpions, que foi a queda do Muro de Berlim, ocorrido em novembro de 1989, reunificando o país após mais de 4 décadas sob a divisão de “Ocidental” e “Oriental”.

Se você não fugiu das aulas de História, com certeza sabe a importância que foi a queda do Muro de Berlim para o mundo naquele momento. Mas, por via das dúvidas, é sempre bom relembrar.

Como vocês bem devem saber, a Alemanha sofreu essa divisão após ser derrotada na Segunda Guerra Mundial, tendo seu território sido dividido como “zona de influência” para os países Aliados (Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética), sendo assim separado pelo bloco capitalista (Ocidental) e socialista (Oriental) e o mesmo aconteceu com a capital Berlim, que recebeu a mesma divisão, mesmo tendo todo o seu território localizado no lado Oriental.

E pouco após o fim da Segunda Guerra, o mundo viveu por um período de tensão que também durou mais de 40 anos chamado “Guerra Fria”, onde os Estados Unidos (capitalistas) e a União Soviética (socialista) viviam se estranhando em uma grande disputa por influência, fazendo todo o planeta viver sob o constante medo de um dos lados iniciar uma guerra nuclear, o que com certeza causaria grandes estragos. O nome “Guerra Fria” se deve justamente por nunca ter havido um confronto direto entre os Estados Unidos e a União Soviética, mesmo com os dois lados se ameaçando direto.

Certamente, essa guerra de influência entre capitalistas e socialistas interferiu diretamente na situação da Alemanha, onde basicamente se via duas situações de vida completamente distintas acontecendo praticamente no mesmo território, e como o lado Oriental vivia sob um forte regime, muitos tentavam fugir para o lado Ocidental.

Com isso, no dia 13 de agosto de 1961, sem nenhum aviso prévio, foi levantado o Muro de Berlim na capital alemã, chegando inclusive a separar famílias, e vocês podem imaginar que não era qualquer um que poderia atravessá-lo.

E para piorar, o muro era cheio de guardas armados autorizados a atirar para matar qualquer um que tentasse atravessá-lo de forma “irregular”. Vários tentaram, e infelizmente, perderam a vida.

Certamente, o período da Guerra Fria é muito mais complexo do que esse breve resumo que eu dei, então deixarei alguns vídeos aqui do canal DGP Mundo, para você que queira se aprofundar mais no assunto.

Até que chegamos em 1989, onde após muita luta, foi aprovado que as pessoas pudessem transitar entre os lados Ocidental e Oriental da Alemanha, e de Berlim, iniciando assim a queda do Muro de Berlim, oficializando a reunificação da Alemanha, e acabando com a Guerra Fria, que foi consolidada ainda mais no final de 1991 com o fim da União Soviética.

Agora, voltando a música do Scorpions, se vocês olharem bem a letra de “Wind of Change”, perceberão que a mesma é mais focada em uma visão mais esperançosa, pois a queda do Muro de Berlim representou o fim de um período de medo, que mesmo não ocorrendo um conflito direto em grandes proporções dos Estados Unidos e da União Soviética, tirou a vida de muitos, fosse no próprio muro ou nas outras guerras que ocorreram em decorrência da mesma (como as guerras do Vietnã, Coreia e Afeganistão).

Confiram a música traduzida logo abaixo:

Encontre sua banda favorita