Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”, nosso quadro semanal onde todas as segundas-feiras descobrimos os detalhes líricos por trás das músicas de Rock e Metal que tanto amamos.

E hoje falaremos de mais um grande clássico do metal mundial, sendo aquele tipo de canção que até quem não é metaleiro curte e ouve, sendo ela a “Enter Sandman”, do Metallica, lançado no álbum homônimo do grupo (popularmente conhecido como “Black Album”) em 1991.

Antes de falarmos da música por si só, a pergunta que iremos responder primeiramente é: o que é o Sandman?

Bom, o “Sandman” (em algum locais conhecido como ‘João Pestana’) é uma entidade do folclore europeu conhecida por ser o responsável pelo sono e bons sonhos das crianças a noite. De acordo com a lenda, o Sandman aparece do lado da cama dos pequenos enquanto eles dorme, e colocam areias nos olhos deles para que os mesmos possam ter bons sonhos.

Inclusive, um “indício” de que a criança teria sido visitada pelo Sandman seria justamente acordar com “grãos de areias” em seu rosto, o que todos sabemos que na verdade se trata das remelas.

Bom, certamente estamos falando aqui de uma versão mais “light” da lenda, porque sim, existe uma versão mais “macabra”, que é justamente onde entra a música do Metallica.

Em “Enter Sandman”, o Sandman tem a mesma premissa, visita a criança enquanto ela dorme e coloca areia em seus olhos. Mas, diferente do caso que citei anteriormente, aqui a entidade tem a intenção de manter a criança presa em seus pesadelos, como podemos ver claramente no clipe e na letra, que é focada nesse medo que a noite traz.

Na cultura popular, certamente existem várias representações da lenda, tanto da versão boa quanto da versão macabra, uma das mais conhecidas, principalmente aqui no Brasil, é a do personagem presente na obra “A Origem dos Guardiões”.

A versão exata que inspirou James Hetfield a compor “Enter Sandman” foi a presente no livro “Der Sandmann”, de 1816, escrito pelo autor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffman.

Outra versão bastante conhecida, e que também se aproxima com a relatada na música do Metallica, é a da HQ “The Sandman”, criada pelo britânico Neil Gaiman entre os anos de 1989 e 1996.

Por fim, confiram o clipe desse clássico logo abaixo:

E não deixem de conferir a playlist do “A História Por Trás da Canção” no Spotify, onde você pode conferir essa e todas as outras músicas destrinchadas no quadro até o momento.

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita