Olá caros headbangers, segunda-feira chegou, e está começando mais um “A História Por Trás Da Canção”, hoje, falando de uma música que caberia perfeitamente na trilha sonora de um filme de terror.
Essa música é a “Black Sabbath” da banda Black Sabbath que está presente no disco “Black Sabbath” (rs). E porque a canção se encaixaria bem na trilha de um filme de terror? Simples, por duas razões: Sua sonoridade e atmosfera completamente macabra, e a sua letra.
Mas antes de falar melhor dessas parte, comecemos do início:
A canção foi escrita 1969 pelos quatro integrantes do Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, e ela fez parte do primeiro disco da banda lançado em 1970, o autointitulado “Black Sabbath”. E como muitos aqui devem saber, esse álbum é um grande marco na história da música, isso porque foi a partir daí que um novo estilo nascia, o Heavy Metal.
E com esse disco, o Black Sabbath trazia um estilo musical completamente diferente do que as pessoas estavam acostumadas na época, um som mais “sombrio” e pesado, com uma atmosfera densa em todas as suas músicas, e com letras um tanto sinistras (tanto que praticamente todas as bandas de Doom Metal hoje em dia se inspiram nesse CD).
Claro, a principio o som da banda foi bastante mal visto por muitos, já que eles eram constantemente acusados de serem “satânicos” por conta de suas canções, e uma das músicas que “reforçava” o argumento dessas pessoas é justamente essa que irei falar agora, que é logo a primeira faixa do disco.
A letra de “Black Sabbath” retrata a história de uma pessoa que está prestes a ser possuída pelo demônio, e todo o processo de possessão seria relatado a partir da visão dela, onde inclusive há uma parte em que ela clama pela ajuda de Deus. Ainda mais, a faixa seguinte do álbum, a N.I.B., seria a visão de Lúcifer da história. Claro, muitos religiosos na época interpretaram isso como uma possível apologia ao satanismo, uma interpretação errônea, pra variar.
E a parte macabra vai muito mais além disso, isso porque a banda se inspirou primeiramente em um filme chamado “As Três Mascaras do Terror” (“Black Sabbath” em inglês) para compor a música, e também em uma experiência bastante macabra vivenciada pelo baixista Geezer Butler.
Quando a banda ainda se chamava “Earth”, Butler um dia pintou seu apartamento de preto, colocou vários crucifixos invertidos e alguns quadros de Satanás na parede. Ozzy o deu um livro de bruxarias, o qual ele leu e colocou na prateleira antes de ir dormir. Quando acordou, Geezer diz ter visto uma figura negra ao pé da sua cama, e após a mesma desaparecer o músico foi buscar o livro, tendo nascido a partir daí, a canção nomeada de “Black Sabbath”.
Entenderam o porquê que essa música encaixaria muito bem na trilha sonora de um filme de terror? (rs)
Confiram a canção logo abaixo e entendam isso tudo que falei vocês mesmos.
Não deixem também de conferir a nossa playlist do “A História Por Trás da Canção” no Spotify, onde vocês podem conferir essa e todas as músicas destrichadas no quadro até agora:
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”