Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”, nosso quadro semanal que todas as segundas-feiras destrincha todo o contexto lírico por trás das músicas de Rock/Metal que tanto amamos.

E hoje voltaremos a falar deles, um dos maiores nomes do Heavy Metal mundial, se não o maior. Como vocês bem sabem, se tem uma banda que dar bastante pano pra manga nesse quadro é o Iron Maiden, por abordar bastante questões históricas em suas letras.

E claro, no grande clássico “Aces High”, lançado no álbum “Powerslave” de 1984 não é diferente, inclusive, a faixa aborda sobre um episódio muito importante na história da Inglaterra, terra natal da Donzela de Ferro.

Para explicar isso melhor, vamos voltar para 1940, período em que o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial.

A Alemanha Nazista tinha acabado de dominar a França, tendo controle de boa parte da Europa Ocidental, e agora arrumava uma forma de enfraquecer a Inglaterra, na época comandada pelo rei George VI e pelo primeiro-ministro Winston Churchil..

Pela Inglaterra ser uma ilha, certamente não havia como realizar uma invasão por terra, mesmo agora dominando a França, que fica a um trecho de mar de distância da Grã-Bretanha. E invadir por mar também não era uma boa opção, já que a marinha britânica era mais forte do que as marinhas alemãs, francesas e italianas juntas.

Então, restava aos nazistas uma invasão aérea, ainda mais pelo fato que a Luftwaffe era a força-aérea mais forte da Segunda Guerra. De acordo com o plano alemão, eles enfraqueceriam o Reino Unido pelos céus, para depois invadirem por terra e forçarem uma rendição. E assim se iniciou no dia 21 de julho de 1940, a Batalha da Grã-Bretanha, a única da Segunda Guerra que ocorreu completamente no céu.

De início, a Força-Aérea Real (RAF) estava sofrendo fortes baixas contra a forte Luftwaffe a ponto de chegar perto de um colapso. Além disso, os alemães promoveram diversos bombardeios a capital Londres, matando milhares de civis.

Mas, mesmo em grande desvantagem, a resistência britânica se mostrou forte, tendo os fortes discursos de Winston Churchil ajudado a manter o moral inglês em alta mesmo diante de toda aquela situação. Entre esses discursos está o “We Shall Fight On The Beachs” (devemos lutar nas praias), que inclusive está presente na intro do clipe do Iron Maiden para Aces High.

Até que no dia 25 de agosto, a RAF promoveu uma investida contra Berlim, deixando Hitler furioso e prometendo vingança, fazendo que com os ataques da Luftwaffe se intensificassem não apenas em Londres, mas também em várias outras cidades britânicas.

Mas essa decisão drástica acabou sendo crucial para virar a batalhar a favor da Inglaterra, pois dessa forma os alemães perderam o foco da missão e deu tempo para a RAF se recuperar das baixas.

Além disso, o fato dos confrontos terem sido quase que completamente sobre o espaço aéreo britânico acabou sendo um diferencial, já que os ingleses conseguiriam assim recarregar seus aviões de forma mais rápida, enquanto a Luftwaffe, mesmo as aeronaves vindas da França, precisavam enfrentar longos percursos. E se caso um alemão chegasse ao solo com vida, era preso no mesmo instante, e se o mesmo ocorresse com um britânico, era socorrido rapidamente.

A Batalha da Grã-Bretanha teve seu fim no dia 31 de outubro, com a Alemanha “adiando indefinidamente” qualquer ofensiva diurna contra o Reino Unido. E foi após essa virada que Churchil discursou na Câmara dos Comuns falando a famosa frase: “Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram muito para tão poucos”.

E voltando um pouco para a canção do Iron Maiden, a letra de “Aces High” mostra o ponto de vista de um piloto britânico da RAF em meio a Batalha da Grã-Bretanha, além da capa do single mostrar o mascote Eddie dentro de um Supermarine Spitfire, modelo de avião utilizado pela Força-Aérea Britânica.

E lembrando mais uma vez que aqui eu apresento a vocês um resumo de toda a história. Caso queiram saber mais detalhes, recomendo o seguinte vídeo do canal “Hoje na Segunda Guerra Mundial”:

E confiram logo abaixo o clipe desse clássico da Donzela de Ferro.

E não deixem de conferir a playlist do “A História Por Trás da Canção” no Spotify, onde você pode conferir essa e todas as outras músicas destrinchadas no quadro até o momento:

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita