Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”. E imagino que nesse momento vocês devem está se perguntando: “Por que tu vai falar hoje de um cover?”.

Por duas razões: primeiro, para aproveitar o gancho da postagem da semana passada, onde eu contei a história por trás da letra da famosa música “Zombie”, da banda irlandesa The Cranberries. Para quem ainda não conferiu o texto, basta clicar aqui.

E segundo, porque o cover em questão tem um ligação muito forte com a criadora original da música Dolores O’Riordan, então hoje falaremos mais dos bastidores da faixa em questão… E um pouco da letra também, e vocês vão entender isso daqui a pouco.

Supondo que você leu o texto da semana passada, então não preciso entrar em maior detalhes em relação a história da versão original de “Zombie”, certo? Sendo assim, chegamos finalmente na banda americana Bad Wolves, formada em 2017.

O grupo, que na época tinha o vocalista Tommy Vext a frente dos seus microfones, estava nos preparativos para o lançamento do primeiro álbum, e entre as faixas desse trabalho estava uma versão Metal do clássico do The Cranberries, o que até aí não seria uma informação relevante o suficiente para render um texto.

Mas, a banda decidiu ir além, e então entrou em contato com a criadora da obra, a vocalista Dolores O’Riordan, para mostrar a versão que tinham feito para a música, pedindo a sua benção para lança-la. Após ouvir, a cantora respondeu o Bad Wolves não apenas falando que tinha adorado a roupagem que o conjunto tinha dado a sua música, como também se ofereceu para participar da versão oficial da faixa, oferta essa que certamente foi aceita com muito bom grado por parte da banda.

Até que em janeiro de 2018, Dolores vai para Londres para gravar a sua parte dos vocais, e tudo aparentava estar certo. Até que na manhã do dia 15 de janeiro, exato dia que a vocalista iria realizar a gravação, o mundo recebeu a notícia do seu precoce falecimento.

Claro, isso foi um balde de água fria não só para o mundo da música, que perdia um grande ícone, como também para o próprio Bad Wolves que esteve tão perto de contar com a participação da ilustre vocalista em seu primeiro trabalho.

Certamente, pouco depois foi divulgado nos veículos especializados que a razão a qual Dolores estava em Londres naquele dia era para gravar a sua participação no cover do Bad Wolves, o que fez a banda, até então uma desconhecida, ganhar visibilidade.

Com isso, no dia 22 de fevereiro, o Bad Wolves lançou oficialmente o clipe do cover de “Zombie” em homenagem a Dolores, e claro, a faixa esteve presente no álbum de estreia do grupo intitulado “Disobey”, que veio a público em 11 de maio daquele mesmo ano. Os lucros da música foram doados para a família de Dolores.

Quando se ouve a versão do Bad Wolves, percebe-se duas pequenas alterações que eles fizeram na letra trazendo para um contexto mais moderno. A primeira foi a adição a palavra “drones” um pouco antes do refrão, por ser algo também utilizado nas guerras de hoje em dia. E a segunda foi o trecho “Its the same old thing since 1916”, que foi alterado para “since 2018”.

No clipe, foi mostrado uma atriz com o mesmo visual dourado utilizado por Dolores no clipe original do The Cranberries, tendo um momento em que ela e Tommy se encontram frente a frente, mas estando separados por um vidro, onde em outra parte do vídeo a mulher escreve a data de morte de O’Riordan.

Você perceberam que esse não foi apenas um cover qualquer, não é?

Confiram a versão do Bad Wolves para o clássico do The Cranberries logo abaixo:

E não deixem de conferir a playlist do “A História Por Trás da Canção”, com essa e todas as outras músicas destrinchadas no quadro até agora.

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita