Olá caros headbangers, bem-vindos a mais um “A História Por Trás da Canção”, quadro esse que destrincha toda a temática por trás das letras das músicas de Rock e Metal que tanto amamos.
E hoje falaremos de um clássico inegável do metal mundial, que certamente é conhecido por todos vocês que estão lendo nesse exato momento, sendo esse a música “One, do Metallica, lançada em 1988 no álbum “…And Justice For All”.
Bom, sonoramente, a música é uma daquelas bastante longas (7 minutos), onde boa parte é composta por instrumental, mas, mesmo a parte cantada sendo “minoria”, a sua letra é bem forte. Aliás, a canção já se diferencia bastante das que a banda fazia na época por não adotar a “porradaria” do início ao fim, e sim tendo uma certa cadência, até chegar em um momento de explosão.
A letra é baseada em um livro chamado “Johnny Vai à Guerra”, lançado em 1939 por Dalton Trumbo (que posteriormente ganhou uma versão em filme, em 1971, dirigido pelo próprio autor). Na história, o protagonista Joe Bonham é um soldado americano lutando na Primeira Guerra, até que em um momento ele é atingido por uma bomba, fazendo eles perder seus membros, a visão, a audição e o olfato, o tornando o prisioneiro dentro do próprio corpo, fazendo com que ele conseguisse se comunicar apenas por código morse.

Inclusive, as cenas do filme em questão estão presente no clipe do Metallica. O trailer da produção pode ser visto logo abaixo:
Além de toda a relação da letra com a obra de Dalton Trumbo, tornando a canção automaticamente em uma música anti-guerra, podemos dizer que “One” também tem uma relação um tanto profunda com o vocalista James Hetfield, já que em entrevista ao programa do apresentador Howard Stern, James admitiu que quando o seu irmão Dave trouxe todo o conceito da história “Johnny Vai À Guerra”, ele se identificou com a situação de sufoco que o personagem se encontrava.
Durante a conversa, Howard fez um paralelo disso com a complicada infância que James teve, onde o pai dele abandonou a família quando Hetfield tinha apenas 13 anos, tendo anos depois perdido a sua mãe para o câncer.
O trecho da entrevista em questão pode ser conferido logo abaixo:
No mais, confiram o clipe desse clássico logo abaixo, onde se encontra também cenas do filme dirigido por Dalton Trumbo de 1971.
E não deixem de conferir a playlist do “A História Por Trás da Canção” no Spotify, onde você pode conferir essa e todas as outras músicas destrinchadas no quadro.
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”