Olá caros headbangers, este é mais um “A História Por Trás da Canção”, quadro esse onde toda semana vocês conhecem um pouco do contexto por trás das letras das músicas de Rock/Metal que tanto amamos.
E hoje, falaremos de mais uma música que causou polêmica na época em que foi lançada, dessa vez por tratar de um tema que envolvia o partido nazista. Se trata da música “Angel Of Death” do Slayer, que foi lançada em 1986 no álbum “Reign In Blood”.
A música foi escrita pelo guitarrista Jeff Hanneman, e a letra retrata as experiências médicas cruéis praticadas no campo de concentração de Auschwitz durante a segunda guerra mundial, que eram de autoria de Josef Mengele, um conhecido médico do partido nazista, que ficou famoso na história como “o Anjo da Morte” (Angel of Death).
Para os que não sabem, algumas experiências realizadas por Mengele com os judeus nos campos de concentração eram, por exemplo, injetar tinta azul nos olhos das crianças, unir veias de gêmeos, deixar pessoas em tanques de água gelada completamente despidas para testar sua resistência, amputar membros de prisioneiros e coletar órgãos dos mesmos. Essas são apenas algumas das diversas crueldades praticadas por esse senhor.
Jeff teve inspiração para compor a canção após ler dois livros sobre Josef Mengele.
“Eu me lembro de parar em algum lugar e comprar dois livros sobre Mengele. Eu pensei ‘Isso é uma coisa doentia’, então chegou na hora de gravar para o álbum e aquilo ainda estava em minha cabeça, foi daí que veio a música Angels of Death“.
Como na música, eles retratam o fatos com palavras fortes como “Destruindo sem piedade”, “Ao benefício da raça Ariana”, “Patéticas vítimas inofensivas abandonadas para morrer” e algumas outras, muitos acabaram tirando a canção do contexto e entenderam que aquilo se tratava de um tributo ao Josef Mengele, e consequentemente, uma apologia ao nazismo, causando bastante polêmica. Quando na verdade a banda apenas quis retratar de uma forma bastante explícita e com detalhes, toda a crueldade praticada em Auschwitz pelo Josef Mengele, o que acabou dando margem para esse tipo de interpretação errônea.Apesar de toda a polêmica, a música é até hoje, uma das mais aclamadas do Slayer.
Ouçam ela, com tradução, logo abaixo:
Confiram a nossa playlist no Spotify referente ao quadro, com essa e outras músicas citadas no mesmo:
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”