A História Por Trás da Canção #12: Rammstein – Radio

Olá caros headbangers, começamos agora mais uma edição do quadro “A Historia Por Trás da Canção”, onde destrinchamos todos os significados por trás das músicas que tanto amamos e ouvimos constantemente no universo do Rock/Metal.

Hoje, falaremos mais uma vez de uma canção da banda alemã Rammstein, conhecidos pelos shows quentes (literalmente) e por suas peculiaridades em suas obras, dessa vez mencionando uma música lançada recentemente.

No caso, falaremos hoje da música “Radio”, lançada em 2019 no álbum sem título do Rammstein, o mais recente liberado pelo grupo, sendo tendo o primeiro lançamento deles após 10 anos sem nenhuma novidade.

Bom, o primeiro single do álbum mais recente do Rammstein, a faixa “Deutschland”, já deu bastante o que falar, mostrando que a banda tinha chegado com o novo trabalho pronta para meter o dedo nas feridas históricas da Alemanha (não entrarei em detalhes sobre essa música, pois ela ficará para um episódio futuro). E isso não foi diferente com “Radio”.

Tanto a letra da música, quanto o seu clipe, é cheio de referências históricas ao período da Guerra Fria na Alemanha, quando a mesma era dividida entre o lado Ocidental e o Oriental, sendo um influenciado pelo capitalismo (Estados Unidos) e o outro pelo comunismo (União Soviética).

Mais especificamente, o Rammstein retrata em “Radio” um pouco da realidade vivida pelo lado Oriental, que foi inclusive a realidade vivenciada por todos os integrantes da banda em suas juventudes, ou seja, definitivamente é o local de fala deles.

E o que acontecia na Alemanha Oriental referente ao rádio?

Bom, inicialmente o governo simplesmente cortava o sinal de rádio para que a população tivesse o mínimo de informações possíveis vindas do resto do mundo, principalmente referentes ao lado capitalista (tanto que o Muro de Berlim foi levantado justamente para evitar que pessoas tentassem fugir para o lado Ocidental da Alemanha), podendo assim manipular o seu povo. E por se tratar de um regime, “ai” de quem tentasse contrariar o governo.

Mas claro, sempre havia o pessoal que ria na cara do perigo e tentava burlar as regras, com isso, uma coisa bastante comum naquela época era algumas pessoas irem para o telhado das suas casas (principalmente em Berlim, que também era dividida entre o lado Ocidental e o Oriental) tentar pegar o sinal de rádio que vinha do lado Ocidental, para assim conseguir informações sobre as coisas que aconteciam no outro lado do Muro, e também ouvir músicas que eram proibidas no lado Oriental.

Sendo que, aqueles que arriscam tal ato, precisava fazê-lo da forma mais silenciosa e discreta possível, pois a Stasi, o serviço de inteligência da Alemanha Oriental, tinha olhos e ouvidos em basicamente tudo, prontos para prender qualquer um que ousasse levantar a voz contra o governo. Pessoas que foram pegas pela Stasi captando sinais de rádio vindos de Berlim Ocidental sofreram duras consequências, que iam da tortura até a execução.

Caso tenhas curiosidade em saber como a Stasi trabalhava, recomendo que assistam o filme “A Vida dos Outros”, de 2006 (ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2007), que retrata a história de um agente da mesma, tendo o mesmo sido designado a missão de espionar um casal de artistas, a qual eram suspeitos de armarem motim contra o governo.

https://www.youtube.com/watch?v=spdO_XPD58M

Além de toda essa questão histórica, o Rammstein também trás um pouco esse assunto para a realidade atual do mundo. Pois o rádio representa acima de tudo o acesso a informação das pessoas, e quanto mais informações as pessoas tem, menos manipuladas elas são.

E no clipe, em vários momentos a banda mostra representações sobre o que um povo bem informado pode fazer, e que por mais que muitos tentem, a onda do rádio e a informação não podem ser destruídas.

Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma versão legendada da música no Youtube (o Rammstein é uma banda chata ao triplo nessa questão de direitos autorais e de imagem), mas para aqueles que não entendem alemão e querem se ligar em todos esses detalhes na letra de “Radio”, recomendo que vejam esse vídeo abaixo do canal “Deutsch Und Deutschland”, onde ela não só traduz a canção, como explica todas essas referências que mencionei tanto na letra quanto no clipe.

E claro, confiram o clipe logo abaixo:

Encontre sua banda favorita