Olá caros headbangers, bem vindos a mais um episódio do quadro “A História Por Trás da Canção”, aqui na Roadie Metal, onde toda semana você conhece um pouco mais a fundo sobre as temáticas abordadas nas músicas que tanto amamos dentro do Rock/Metal.
Hoje mais uma vez começarei de forma diferente do usual. Irei já mostrar o vídeo da música em questão (dessa vez sem tradução) no início do texto, para que vocês já tenham suas primeiras impressões antes de eu dissecar a história da letra.
No texto de hoje falaremos da música “Amen & Attack”, da banda alemã de Power Metal Powerwolf, presente no álbum “Preachers of the Night”, lançado em 2013. Colocarei o clipe oficial logo abaixo, e a partir daí comecem a pensar sobre o que a música fala, se baseando tanto na letra (para aqueles que já têm um inglês avançado) quanto no vídeo.
Não sei quais foram suas impressões, mas já aviso de agora que o clipe não tem muito a ver com a letra, já que eles se preocuparam mais em fazer um vídeo mostrando cenas de um ritual do que realmente ilustrando a temática.
Bom, para os que não se ligaram, a música em questão fala de um das guerras mais sangrentas realizadas em nome de religiões na história da humanidade, sendo essa as Cruzadas.
As Cruzadas foram diversas guerras ocorridas no período da Idade Média, na Europa, onde cristãos e muçulmanos lutaram pela “Terra Santa”, que no caso era a cidade de Jerusalém.
Vou tentar dar uma boa resumida no assunto, pois as Cruzadas ocorreram num longo período de 200 anos, entre os séculos XI e XIII.
Tudo começou no final do Século XI, quando a Europa sofria constantes invasões dos impérios muçulmanos, tendo eles inclusive assumido o controle de Jerusalém, cidade essa considerada como sagrada pelas três principais religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo).
Com o intuito de impedir esse avanço mulçumano, e de retomar a “Terra Santa” para os cristãos, católicas e ortodoxos, que viviam se estranhando na época, decidiram unir forças, tendo assim o Papa Urbano II proclamado a Primeira Cruzada em 1096, prometendo a todos que lutassem do lado do cristianismo o perdão de todos os pecados (sejam eles quais fossem), e a entrada garantida no Reino do Céu.
Então, vocês imaginam que em uma época como a Idade Média, onde a influência da Igreja era forte em basicamente tudo, muitos engoliram essa conversa e foram para as Cruzadas enfrentar os muçulmanos.
No total ocorreram 9 Cruzadas no total (isso sem contar com as “não-oficiais”, como a chamada “Cruzada dos Mendigos”), não vou falar de cada, pois é um assunto bem complexo, resumirei dizendo que a primeira delas foi um sucesso completo para os cristãos, a segunda e a terceira podemos também dizer que foram bem sucedidas, apesar de Jerusalém não ter sido reconquistada nessas, e da quarta em diante foram apenas fracassos para os Cruzados, principalmente por conta da corrupção e ganância dos líderes europeus na época.
E o que chama mais a atenção nas Cruzadas é justamente o fato que a simples promessa feita pelo Papa de que qualquer um que lutasse nelas teria sua salvação garantida para o Reino do Céu, era o suficiente para fazer muitos darem a sua vida naquela ocasião, pois para muitos, aquela era a sua única esperança em meio a árdua realidade da Idade Média na Europa.
Foi durante as Cruzadas que surgiram diversas ordens de Cavaleiros, entre elas os Hospitalares, os Teutônicos, e uma das mais famosas, os Templários.
Caso vocês queiram se aprofundar um pouco no tema das Cruzadas, recomendo assistir esse vídeo do canal Impérios AD, que faz um bom recorte desse período.
E retornando a música do Powerwolf, as principais referências as Cruzadas na letra estão no próprio título (Amém e Atacar), e em trechos como “lutamos com Deus do nosso lado” e “faça-os rezar ou faça-os pagar”. Inclusive, nesse mesmo álbum a banda lançou uma outra música chamada “In The Name Of God”, que também trata dessa temática, e de forma mais direta. A mesma traduzida está logo abaixo.
Para encerrar o texto, deixarei aqui, primeiramente, o lyric video que a banda alemã Feuerschwanz fez da “Amen & Attack”, onde eles até contextualizam a letra (a grupo lançou o cover dessa canção no seu álbum mais recente ‘Das Elfte Gebot”, de 2020). E segundamente, um vídeo com a tradução completa da música, para aqueles que ainda não tem um inglês muito desenvolvido, ou que também não compreendem os termos em alemão e em latim presentes na faixa.