“Force it” é o quarto álbum da banda UFO, ele foi gravado no Morgan Studios, um dos mais importantes estúdios de Londres na época. Foi lá que artistas como Black Sabbath, Pink Floyd, Led Zeppelin, Paul McCartney, gravaram grandes obras produzidas entre os anos 60 e 70. O selo responsável foi o Chrysalis Records e a produção ficou por conta de Leo Lyons.
Lançado em julho de 1975, “Force it” veio como uma confirmação de que a parceria com Michael Schenker estava indo muito bem, obrigado. No segundo álbum produzido com Schenker é possível sentir a harmonia da banda em cada uma das oito músicas. A formação era composta pelo vocalista Phil Mogg, Pete Way no baixo, Andy Parker na bateria, e, claro, Michael Schenker na guitarra. O tecladista Chick Churchill fez uma participação especial na música “Out in the Street”.
UFO teve o seu quarto álbum envolvido numa polêmica sem tamanho. O icônico “anos 70” foi uma época de quebrar muitas barreiras e abrir muitas portas, e justamente por isso, muita coisa era considerada imprópria pelos costumes morais da época. Parece contraditório, não? Coube à arte em geral, especialmente à música e o gênero que se formava tão inovadoramente até então, a quebrar algumas regras.
“Force it” foi pivô de uma polêmica sem tamanho, descoberta anos depois pelos fãs. A capa do álbum é composta por diversas torneiras e duas pessoas se agarrando, seminuas, em uma banheira. Portanto, na versão americana o casal foi praticamente apagado, tornando-se uma transparência suave. Já no Brasil governado duramente pelo regime militar, os brasileiros receberam então a capa e o selo do álbum seguinte, No Heavy Petting (1976), com as músicas e o conteúdo do álbum de 1975.
O álbum de 1975 não foi tão bem-aceito comercialmente na época, ficando apenas na posição 71 pela lista da Billboard. A crítica da época considerou um material promissor e que deveria ser ouvido, mas também sem grandes alardes. Uma inocência e tanto visto que a qualidade musical de “Force it” é impecável. Os solos de Schenker serviram de aula e inspiraram muitos adolescentes da época, incluindo Kirk Hammett, que afirmou em entrevista que “Force it” foi o álbum que mudou sua vida.
Track list:
1. Let it Roll
2. Shoot Shoot
3. High Flyer
4. Love Lost Love
5. Out in the Street
6. Too Much of Nothing
7. Dance Your Life Away
8. This Kids/Between the Walls
Formação
Phil Mogg – vocais
Michael Schenker – guitarra
Pete Way – baixo
Andy Parker – bateria
Músico convidado: Chick Churchill – teclados