O segundo álbum do grupo norte americano Armored Saint, “Delirious Nomad”, foi lançado em 1985 e veio cercado de grande expectativa, uma vez que seu trabalho de estréia, “March of the Saint”, lançado um ano antes teve ótima repercussão. Afinal, o grupo apresentava um heavy metal bastante sólido e consistente, repleto de personalidade, ajudando a moldar a cara do heavy metal americano. Contando com os vocais de um dos melhores vocalistas do estilo, John Bush (que por muito pouco não veio a ser o vocalista do Metallica), a banda contou com a produção de Max Norman, que havia trabalhado com Ozzy Osbourne em seus três primeiros álbuns, o que já era uma garantia de qualidade. Mas só isso não seria suficiente. Assim, temos dez faixas que mostraram aos fãs que a banda tinha muita bala na agulha…
Durante as gravações do disco, o guitarrista Phil Sandoval deixou a banda, participando apenas das gravações de duas faixas. “Delirious Nomad” é um álbum diversificado, que, mesmo mantendo as características e o espírito do heavy metal, traz uma gama maior de influências na sonoridade do agora quarteto. “Long Before I Die” é uma faixa bem metal, com aqueles riffs típicos, levada de baixo bem característica, enquanto os vocais de Bush mostram uma versatilidade que poucos vocalistas da época apresentavam. Já “Nervous Man” apresenta uma sonoridade mais cadenciada, um tanto quanto sombria em alguns momentos, assim como “Over The Edge”, que traz passagens mais calmas, que ganham corpo na guitarra pesada e eficiente de Dave Prichard (falecido em 1990) e Phil Sandoval, sendo essa uma das duas faixas das quais o guitarrista participou efetivamente.
E tome Heavy metal com aquela “pegada” americana em “The Laugh”, outro grande momento do álbum, composta por Prichard e pelo baixista Hoey Vera, assim como “Conquer” sendo essa uma parceria entre Prichard e Bush. Até aqui, “Delirious Nomad” se mostrava um álbum tão bom quanto seu antecessor. E isso vem a se confirmar com a segunda metade do disco, pois “For the Sake of Heaviness” traz todo o peso do heavy metal em riffs inspirados, contando com o entrosamento da dupla Joey Vera e Gonzo Sandoval (bateria). “Aftermath”, é a segunda faixa que traz a guitarra de Phil Sandoval e mostra bastante peso, além de passagens acústicas e cheias de melodia.
Os riffs com uma pegada mais Hard ditam o ritmo de “In The Hole”, com outra grande interpretação de John Bush. “You’re Never Alone” antecede a sensacional “Rleeased”, um heavy metal cheio de energia que encerra o álbum de forma pesada e consistente. Vale lembrar que em 2011, o selo Rock Candy relançou o CD com duas faixas bônus “The Laugh” em sua versão demo e uma versão remixada de “You’re Never Alone”.
Se você ainda não conhece o Armored Saint, não sabe o que está perdendo. Uma banda com personalidade e muita qualidade. Se o Heavy Metal é seu estilo preferido, o Armored Saint tem que fazer parte do seu dia a dia!
Formação:
John Bush – vocal
Dave Prichard – guitarra
Phil Sandoval (guitarras nas faixas “The Laugh” e “Aftermatch”
Joey Vera – (baixo)
Gonzo Sandoval – (bateria)
Tracklist:
01 – Long Before I Die
02 – Nervous Man
03 – Over the Edge
04 – The Laugh
05 – Conqueror
06 – For the Sake of Heaviness
07 – Aftermath
08 – In the Hole
09 – You’re Never Alone
10 – Released