Resenha: 600000 Mountains – Mister Sartorius (2019)

É da Itália que vem um trio batizado com o inusitado nome de 600000 Mountains. Originária da região da Sicília, a banda se define como Stoner/Prog, inspirada pelas paisagens de pedras de lava negra que compõem as encostas do Monte Etna.

Eu não poderia discordar dessa autodefinição, pois são essas imagens que a sua música – completamente instrumental – transmite. Simone Pellegriti (guitarra), Guido Testa (baixo) e Giorgio Rosalia (bateria) apontam nomes como Kyuss e Tool entre suas influências, mas eu diria que a presença de elementos dessas bandas, em seu som, permanece na adequada posição de bússola norteadora, pois o trio apresenta personalidade própria e desenvoltura em suas composições. Se há algo a ser criticado, seria a curta duração do EP “Mister Sartorius”, com apenas três faixas que passam rapidamente, mas comunicam com clareza suas intenções, sem precisar pronunciar uma palavra sequer.

O tipo de música presente é aquele que não se dá bem com ambientes muito amplos. Ela é contemplativa, mas também claustrofóbica. A lisergia de suas notas é o que faz com que os espaços fechados pareçam ter suas paredes afastadas, tornem-se maiores, como se a viagem na qual embarcamos necessitasse percorrer distâncias inimagináveis. Feche os olhos e deixe com que “Take Care And Survive” lhe conduza para onde quer que o seu subconsciente traduza os riffs: seja a planície de um deserto, seja o oceano profundo ou o espaço infinito.

“Omelette Man” é a mais extensa das composições do EP e talvez, por isso mesmo, seja a melhor. Se o trio pretende enfrentar desafios, que o faça sem restrições, pois a jornada é mais importante do que a chegada. Essa música avança insidiosamente e chega a um ponto onde você imagina que ela irá ter sua solução no caminho fácil da velocidade, mas ela converte o seu impulso para a intensidade dos acordes e concluí de forma tão suave quanto começou.

Foi durante “Horse Suplex” que eu pude perceber melhor a interatividade entre os integrantes da banda. Gostaria que ela tivesse sido um pouco mais elaborada, para que essa fruição fosse maior, mas essa é uma decisão de seus compositores. De qualquer modo, um álbum completo do 600000 Mountains será muito bem vindo. O EP fez a apresentação, mas as vastidões que nos foram prometidas não parecem ter sido todas entregues ainda. Sábia estratégia. Deve haver bem mais terreno árido, pedregoso e inóspito para ser desbravado. Apenas prepare-se para percorrê-lo por si mesmo, pois a banda irá lhe mostrar o caminho, mas não irá segurar sua mão durante a jornada.

 

Formação

Simone Pellegriti (guitarra)

Guido Testa (baixo)

Giorgio Rosalia (bateria)

Músicas

01 Take Care And Survive

02 Omelette Man

03 Horse Suplex

Encontre sua banda favorita