Conheça Mary Austin: a “esposa” e herdeira de boa parte da fortuna de Freddie Mercury

Com a estreia do filme “Bohemian Rhapsody” nas salas de cinema, histórias sobre o lendário Freddie Mercury tem sido contadas não somente na película, mas também muitas curiosidades tem vindo a tona. E uma delas é sobre a dona da fortuna, ou pelo menos, grande parte dela, que o eterno vocalista do QUEEN deixou.

Ela atende pelo nome de Mary Austin. Fora amiga íntima do astro. Mora em uma das maiores casas em um dos bairros mais caros de Londres. Foi considerada como “esposa” pelo próprio Freddie e por ele escolhida para herdar uma boa fatia deste bolo que o astro deixou. E esta herança só aumenta, pois, as vendas dos discos do QUEEN aumentaram consideravelmente após a sua morte e ela fica com a parte dos direitos autorais que seriam do vocalista.

O documentário “Freddie Mercury: The Untold History” conta como se deu a história entre Freddie e Mary: o vocalista frequentava juntamente com Brian May, a boutique Biba, durante os anos 1970. Eles iam até a loja para poder observar as balconistas, famosas por serem donas de rostos bonitos. E Mary era uma delas. E assim, eles começaram a sair.

Eles moraram juntos como um casal, durante seis anos. Em 1976, ele a confessou sobre sua homossexualidade, porém, ela notou que havia algo de “estranho” em seu comportamento durante dois anos: “Sabia que ele não estava sendo sincero consigo mesmo”, disse ela anos depois.

Quando Freddie decidiu sair do apartamento em que ambos viviam, ele, já mundialmente famoso com sua banda, comprou uma casa para Mary, lhe deu um emprego como sua assistente pessoal, antes de comprar o que seria seu último lar. Segundo alguns, a partir desta última casa, era possível ver a casa dela ,

Então o frontman começou a ter relações mais frequente com homens, porém, se referia à Mary como “minha esposa”. E sobre isso, ele deu certa vez a seguinte declaração:

“Para mim foi um casamento. Acreditamos um no outro. Todos os meus amantes me perguntavam porque não poderiam substituir Mary. E eu respondia que é simplesmente impossível.”

Mary casou-se e teve dois filhos com um empresário chamado Piers Cameron. O primeiro dos filhos, Richard, é afilhado de Freddie. O segundo filho, Jamie, nasceu após a morte do vocalista. Em 1992, quando o testamento dele se tornou público, soube-se que Mary herdou a mansão de Garden Lodge, avaliada na época, em 22,5 milhões de euros, mais metade de sua fortuna e dividendos por shows e direitos autorais do QUEEN. E como estes dividendos só aumentam, tendo em vista as turnês bem sucedidas que a banda tem feito ao redor do mundo, esses números só aumentam.

Freddie deixou 560 mil euros para seu companheiro, Jim Hutton. Peter Freestone (sobre quem escrevemos há alguns dias atrás aqui na ROADIE METAL) e Joe Fanelli (cozinheiro) receberam a mesma quantia. Sua irmã levou 25% da fortuna e seus pais, que hoje são falecidos, levaram os mesmos 25%.

Mary Austin segue morando na mesma mansão em Garden Lodge, a casa onde Freddie passou os últimos anos e faleceu. É um local alvo de peregrinação de fãs de todos os cantos do planeta e nos anos 1990, os muros da mansão se tornaram uma espécie de santuário, sempre cheio de cartas, mensagens e dedicatórias. E ela se viu obrigada a retirar tudo, pois os moradores do bairro elegante fizeram uma pressão pela “limpeza” do local.

Sobre se tornar rica da noite para o dia, ela deu a seguinte declaração no ano de 2000:

“Os meses posteriores a morte de Freddie foram os mais solitários e difíceis da minha vida. Tive muitos problemas para aceitar que ele tinha ido embora e tudo que ele tinha me deixado.”

Alguns familiares e amigos do cantor não entenderam porque ela tinha ficado com tanto da herança, mas a mãe de Freddie, Jer Bulsara, que faleceu em 2016, deu uma entrevista a jornalista Angela Levin, do Daily Telegraph, em 2012 na qual ela dizia que, de sua parte, não havia o menor problema nisso:

“Mary era adorável e costumava vir comer em nossa casa. Eu adoraria que se casassem e tivessem uma vida normal, com filhos. Mas quando terminaram, eu sabia que ela continuava a amar o meu filho. Foram amigos até o final. Mas eu nunca mais a vi desde que Freddie morreu. Não vejo problema nenhum de ela ter ficado com a maior parte. Ela era como sua família e ainda é”.

Hoje, Mary tem 68 anos e carrega consigo um dos maiores segredos do mundo do rock: o lugar onde ela jogou as cinzas da maior voz que o estilo já conheceu. Teorias, existem aos montes: as cinzas estariam no jardim japonês da mansão em Londres; Teriam sido jogadas em um lago suíço onde Freddie costumava ir, em busca de paz; Teria sido mandada de volta a Zanzibar (terra natal dele), entre outras…

E pelo jeito, ela levará consigo esse segredo para o túmulo.

Fonte; El País

Encontre sua banda favorita