Aretha Franklin faleceu nessa quinta-feira, dia 16 de agosto. A Rainha do Soul sofria de um câncer no pâncreas bastante avançado, e que deixaram sua saúde bastante fragilizada. Segundo a nota divulgada, ela estava com a família e amigos nesse momento, na sua casa em Detroit, nos Estados Unidos.
Sua família divulgou um comunicado dizendo: “Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos a matriarca e a rocha de nossa família”.
Ao longo de seus 76 anos, Aretha foi uma das grandes Divas que já existiram e definitivamente conquistou seu espaço com louvor na história da música. Em uma entrevista para o jornal New York Times, Aretha disse que seu pai sempre dizia que ela cantaria para reis e rainhas. “Felizmente eu tive essa sorte”, ela disse “e presidentes também.”
Ela começou a fazer sucesso quando assinou com a Atlantic Records em 1967. Apesar da música “Respect” ser de Otis Redding, foi na voz de Aretha que ela ganhou grande reconhecimento e se tornou um hino do movimento feminista. Ela também foi a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll em 1987. Em 2010, foi a primeira da lista da Rolling Stone sobre os 100 melhores cantores de todos os tempos.
A Diva ganhou 18 Grammys. Entre seus hits principais estão: “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, “I Never Loved a Man (The Way I Love You),” “Think”, e “Chain of Fools”. O último show da cantora foi em novembro do ano passado, no aniversário de 25 anos da Elton John’s AIDS Foundation.
Descanse em paz, Aretha. Obrigado por tudo!
https://www.youtube.com/watch?v=diwF1-xJwZM