Resenha: Beyond Carnage – Profane Sounds of the Flesh [EP] (2018)

Direto de Lisboa, Portugal, surge uma banda interessante de Death Metal. Criado em 2015, o Beyond Carnage iniciou as atividades ainda como Extreme Carnage. Até 2017, além da mudança do nome, o grupo precisou lidar com algumas trocas de formação até se consolidar com o vocalista João Colosso, os guitarristas João Amado e Luís Correia, a baixista Inês Coelho e o baterista Luis Abreu.

Em junho de 2018, o quinteto português lançou seu único trabalho, o EP Profane Sounds of the Flesh, pela Firecum Records. A primeira das cinco faixas do disco, Infectious Parasitic Fungal God, já mostra a qualidade do grupo. O Beyond Carnage traz um Death Metal mais pesado e cadenciado, com um bom trabalho dos guitarristas João Amado e Luís Correia aliado à boa pegada Inês Coelho no baixo. O ponto negativo é que a faixa acaba se tornando cansativa justamente pelo andamento lento.

Necrowizard mantém o ritmo arrastado da anterior, mas mostrando um pouco mais de agressividade na reta final e isso se deve ao baterista Luis Abreu e ao vocal rasgado de João Colosso. E para completar, a faixa ainda tem um refrão matador. Bela evolução do grupo.

Curse of the Burning Rain é uma das faixas mais interessantes do EP, pois a banda já apresenta partes um pouco mais aceleradas e mantém o vocal rasgado em alguns momentos. Além disso, o vocalista João Colosso tem grande destaque por sua versatilidade durante a execução.

Em Prophecy from a World Beyond, o Beyond Carnage engrena de vez. A penúltima faixa do trabalho tem início com um pouco mais de agressividade, revezando com trechos mais lentos. Os guitarristas Luís Correia e João Amado se encarregam das bem elaboradas mudanças de andamento, acompanhadas de uma boa performance do baterista Luis Abreu.

Para fechar, R’lyeh, Mother of All Abominations retoma ao ponto de partida do EP, com mais um grande trabalho das guitarras, que criam um clima sombrio em momentos pontuais. O ritmo cadenciado predomina em grande parte dos 7 minutos de duração. Assim como em Infectious Parasitic Fungal God, fica faltando um pouco de intensidade na música.

No geral, Profane Sounds of the Flesh vai agradar em cheio os fãs do Death Metal mais lento. Neste EP, o Beyond Carnage já mostrou uma qualidade acima da média para uma banda iniciante. Imagino do que a banda será capaz quando lançar seu primeiro álbum.

Formação:
João Colosso – vocal
João Amado – guitarra
Luís Correia – guitarra
Inês Coelho – baixo
Luis Abreu – bateria

Faixas:
01. Infectious Parasitic Fungal God
02. Necrowizard
03. Curse of the Burning Rain
04. Prophecy from a World Beyond
05. R’lyeh, Mother of All Abominations

Encontre sua banda favorita