Covers Melhores que Originais #2: With a Little Help From My Friends

Existem várias músicas que são regravadas por outras bandas, outros cantores que, em sua performance, acabam superando as originais. Hoje daremos sequência a uma série de textos que trarão opiniões e argumentos para mostrar por que algumas covers conseguiram superar as gravações originais.

Você conhece “With a Little help From my friends” cantada por Joe Cocker? Versão muito conhecida por ser tema de abertura de um dos seriados de maior sucesso no mundo, principalmente nos anos 90, o seriado “Anos Incríveis”. Pois então, ela é na verdade um cover. Sim, cover. A versão que mais conhecemos e que ficou eternizada no festival de Woodstock, não é uma gravação original de Joe Cocker e sim um cover de nada mais, nada menos do que The Beatles. A música está no disco “Sgnt Pepper’s Lonely Heart Club Band”, porém é inegável que a versão de Cocker seja muito mais conhecida e lembrada até os dias atuais.

Ao ouvirmos as duas versões podemos notar diferenças claras. A versão de Cocker entra mais em sintonia com a alma, passa exatamente uma sensação nostálgica, talvez por isso fora a faixa escolhida para um seriado que remete o pensamento à nostalgia de ver um adolescente crescendo entre o final dos anos 60 e começo dos anos 70. Ela possui forte influência do Blues e divisão de vozes com backing vocals que agregam valor e carga emocional ao trabalho, principalmente no refrão, dando mais emoção à música e permitindo que Cocker fique apenas com respostas das frases ditas pelas vozes: um casamento perfeito.

A versão dos Beatles é bem características do estilo de outros trabalhos deles: mais agitada e marcada do que de Cocker, aparentando ser mais animada e trazendo uma sensação bem diferente aos ouvidos do que a versão do músico que cantou-a no festival de Woodstock.

Há pequenas variações nas letras também, Cocker adaptou a música para algo que fosse mais seu estilo. Talvez a ideia de acrescentar os backing vocals e dar grande participação a eles na música tenha sido “a cereja do bolo”, unindo-se à voz marcante e rouca de Cocker e uma sonoridade bem Blues, trazendo toda uma sensação de nostalgia e forte emoção.

A letra da música expõe um pouco de solidão e de alguns problemas enfrentados pelas pessoas no cotidiano. Mas também apresenta uma forma mais fácil de superá-la: com uma pequena ajuda dos amigos. Talvez seja essa a sensação que Cocker tentou colocar em evidência na sua versão, trazendo um forte drama à música, fazendo com que emocione quem ouve e presta bem atenção.

Diferente da versão dos Beatles, onde tudo aparenta ser mais positivo, mais tranquilo e mais sereno. A “ajuda dos amigos” aqui parece ser algo positivo, sem carga dramática, apenas sendo narrada como algo alegre, sem toda a carga emotiva de Cocker.

Claro que não devemos desprezar a versão dos Beatles, porém quando esta música é tocada, a versão mais lembrada, certamente, é a de Joe Cocker. Aliás, creio que muitos não saibam quem realmente a compôs. Ela ter sido tocada em Woodstock por Cocker talvez tenha feito grande diferença em sua carreira e na importância da própria música no cenário mundial. O tema tratado por ela, com a intensidade que ela tem e em um festival daqueles, talvez tenha sido a união perfeita de tempo e espaço para que ela fosse tocada. Certamente, inesquecível.

Encontre sua banda favorita