Roadie Metal Cronologia: AC/DC – TNT (1975)

Segundo álbum de estúdio desta banda australiana que se tornou referência quando o assunto é Rock´n Roll. “TNT” foi lançado em 1975, portanto há 43 anos – mesma época em que o movimento punk assolava o mundo com seus gritos de protesto e sua música barulhenta – sucessor do debut “High Voltage” e tendo ainda como produtores Harry Vanda e George Young (este último o irmão mais velho de Angus e Malcolm).

O Disco abre com “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock)”, recheada daquela malandragem do Blues enquanto Malcolm e Angus despejam riffs e solos. Surpreendentemente Bon Scott toca de Gaita de Fole nesta faixa, instrumento o qual ele aprendeu a tocar quando jovem.

“Rock ‘N’ Roll Singer” chega de forma surpreendente e mantem a “malandragem” em alta, mesmo que siga pelos mesmos caminhos de sua antecessora, seguida de “The Jack”, em minha opinião uma das melhores interpretações de Bon Scott neste disco. “Live Wire” composta por todos os elementos que são característicos do AC/DC e que fizeram desta uma das mais importantes bandas do mundo.

A sequência é com a faixa que batiza este petardo “TNT”, que se tornou uma das músicas mais reconhecidas que o tempo se encarregou de converter em um de seus hinos absolutos e que é tocada pela banda até hoje. O disco segue com a acelerada “Rocker” e “Can I Sit Next to You Girl”, aqui cabe um adendo: Phil Rudd se mostra um monstro ao longo de todo o álbum, mantendo o ritmo de forma precisa e com excelência na sua forma de construir suas batidas e viradas, visando enriquecer a música como um todo. Phill Rudd foi relevante a imagem e ao som da banda apesar do pouco tempo que permaneceu (de 1975 a 1983) no posto, sendo substituído por Simon Wright.

Em “High Voltage“ encontramos o usual do AC/DC, riffs, solos, levadas precisas e uma linha de baixo muito pesada, cortesia do senhor Mark Evans. Aqui também cabe um parêntese a respeito do solo criado por Angus Young para esta música. Ouça e depois me digam se o cara merece ou não o título que ostenta desde a aparição da banda em 1973.

O disco encerra com “School Days”, faixa cadenciada mas que certamente agrada aos fãs da banda. Enfim “TNT” nasceu grande e o tempo se encarregou de mostrar a sua importância, apesar da produção urgente – coisa muito comum na época – e se pensarmos que a banda, apesar de todos os problemas que vem enfrentando nos últimos anos ainda incendeia estádios ao redor do mundo, temos certeza que este álbum (e claro, todos os outros clássicos lançados pela banda) ainda não parou de crescer e ainda tem muito a revelar para as futuras gerações.

Clássico impecável!

Faixas:

1 – It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock)

2 – Rock ‘N’ Roll Singer

3 – The Jack

4 – Live Wire

5 – T.N.T.

6 – Rocker

7 – Can I Sit Next To You Girl

8 -High Voltage

9 – School Days

    

Integrantes:

Angus Young – Guiitarra

Malcolm Young – Guitarra

Bon Scott – Vocal

Mark Evans – Baixo

Phil Rudd – Bateria

Encontre sua banda favorita