Resenhando #1: Raimundos – Lavô Tá Novo

Aqui no Resenhando você fica por dentro de resenhas feita de diversos álbuns que foram lançados no mundo do Rock. Para a estreia da série, vamos de rock nacional com a galera do Raimundos, que lançou seu segundo trabalho, o Lavô Tá Novo, em novembro de 1995.

Depois de um álbum de estreia que aparecia inovando a cena musical brasileira, trazendo um som bem pesado misturado a estilos regionais, principalmente nordestinos e uma sátira bem presente no trabalho. Os Raimundos, certamente, foram uma surpresa para quem viveu nos anos 90 e viu grandes bandas de rock dos anos 80 ou se desfazendo ou tornando seus sons mais pop’s. A galera nova de Brasília havia chegado sem pedir licença, falando o que tinham vontade, não se importando se iriam chocar ou não. Talvez fosse o que eles queriam.

Depois da boa aceitação do primeiro trabalho, que fora embalado por hits como “Puteiro em João Pessoa” e “Selim”, a banda voltava ao estúdio para lançar seu segundo trabalho. Agora, mais conhecidos, precisavam se manter na cena musical e, para isto, o segundo trabalho tinha que ser ainda mais impactante e ainda melhor. Conseguiram. O Lavô Tá Novo veio recheado de hits, ainda mais cheio de polêmicas e com muito mais peso. Não deu outra: sucesso!

O disco foi gravado no estúdio Mosh e teve a produção, gravação e mixagem feitas por Mark Deanrley. A banda era composta na época (formação clássica) por: Rodolfo (vocais e guitarra), Digão (guitarra e vocais de apoio), Canisso (baixo e vocais de apoio) e Fred (bateria).

Os maiores hits do disco ficaram por conta de “Eu Quero Ver o Oco”, “Esporrei na Manivela” e “I Saw You Saying (That You Say That You Saw)”. O trabalho ainda contou com ótimas músicas coadjunvantes, que trouxeram peso e consistência para o trabalho. São elas: “O Pão da Minha Prima”, “Tora Tora” e “Pitando no Kombão”.

O disco chega com tudo com a música “Tora Tora”. A música tem uma letra muito forte, envolvendo sexo, drogas, tráfico e imposição de respeito. A última é colocada como se fossem bandidos disputando território, um deixando bem claro para o outro o que lhe pode acontecer (a morte). É uma música que apresenta a virilidade sendo exposta ao máximo, para dizer “quem manda” naquela área.

A segunda música já é um dos grandes hits da banda de todos os tempos: “Eu quero Ver o Oco”. A música relata a história de um garoto que havia acabado de ganhar um carro e capotou com ele. Durante a música aparecem relatos cômicos do ocorrido, desde as falas da mãe do personagem até a descrição dos fatos. A faixa apresenta uma letra bem visual: conseguimos enxergar cada cena por meio da narração apresentada, é como se fosse um curta-metragem passando em nossa imaginação, tal a riqueza de detalhes. A letra apresenta vários trechos bem cômicos como: “Achou que o filho festejava era dia de Cosme e Damião”. Uma das músicas mais agressivas da banda e que, com certeza, moveu gerações com um refrão bem gritado. Sua sonoridade pesada, sua letra cantada rápida e o peso que os instrumentos dão, transformaram-na numa música que representava toda uma rebeldia adolescente.

Em seguida vem a música “Opa, Peraí Caceta”. Uma música que apresenta uma vibe bem alegre e traz um cunho sexual por toda a letra, usando de trocadilhos para trazer comicidade e sensualidade. Na abertura da faixa há uma narração que, por si só, já deixa clara que a música falará de sexo: “Ela gosta do saco grande que quando balança enche o cu de terra. Opa! Peraí, Caceta”.

Em seguida uma faixa cover, porém uma faixa que casou totalmente com o álbum. Ela tem toda a comicidade já presente em outras músicas do álbum, também traz a sexualidade como tema, mas, desta vez, a parte que envolve sexo seria a prima da voz que conta a história na música. É uma faixa muito engraçada e seu arranjo com guitarras distorcidas trouxe um ótimo acabamento ao trabalho.

A faixa “Pitando no Kombão” é a típica música de Punk/Hardcore: sucinta e direta. A faixa dura 1:44 de duração e conta a história da importância da Kombi para o personagem. A letra apresenta tudo o que acontece nessa tal Kombi: as vantagens, o sexo, as drogas, os alertas da mãe e os castigos do pai (de não deixar usar a Kombi). Ela apresenta uma sensação nostálgica, de um passado que já acabou e relata o que havia quando havia a tal Kombi para a diversão do personagem e seus amigos.

Outras músicas que merecem grande destaque são: “Esporrei na Manivela” e “I Saw You Saying (That You Say That You Saw”. A primeira apresenta uma cadência com fortes influências nordestinas, apresenta até um triângulo (instrumento muito usado no forró) e narra a história, completamente insana, que fala do ato de se esfregar nas pessoas dentro do ônibus. Na história contada o personagem vai preso pelos atos praticados e uma voz fala ao delegado para que ele liberte a banda, pois são “gente boa”. A frase mais impactante da música é: “No coletivo o que manda é a lei do pau: quem tem esfrega nos outros, quem não tem vai se dar mal”.

A música “I Saw You Saying (That You Say That You Saw” tem toda uma sátira nela e traz palavras de cunho sexual, desta vez em inglês. A música em si conta a história de um rapaz que viu a Madonna e decidiu falar com ela. A graça da música está na parte que ele diz que não sabe falar inglês e pergunta ao pai o que a Madonna havia dito a ele. A resposta foi a mesma da Madonna, em inglês; ou seja, ele ficou sem saber. Porém a música é muito divertida e embala muito os shows da banda por aí, pois, trazendo uma sonoridade mais tranquila, ajuda nas nuances do show.

É um álbum que impõe respeito e chegou como se estivesse dizendo: “O Raimundos veio para ficar!”. Fazer um ótimo segundo trabalho, emplacar bons hits e ainda ter as músicas tocadas nos shows até os dias atuais (mais de 20 anos depois): tudo isto faz com que o “Lavô Tá Novo” possa ser considerado um clássico da música nacional, do rock nacional, da música da década de 90.

Tracklist:

  1. Tora Tora (Canisso / Rodolfo / Digão) – 4:15
  2. Eu Quero Ver o Oco (Canisso / Rodolfo / Digão) – 4:12
  3. Opa! Peraí, Caceta (Canisso / Rodolfo / Digão) – 2:29
  4. O Pão da Minha Prima (Tio Jovem / Zenilton) – 2:41
  5. Pitando no Kombão (Canisso / Digão / Rodolfo) – 1:44
  6. Bestinha (Digão / Rodolfo) – 2:29
  7. Esporrei na Manivela (Domínio público / Digão / Guilherme Bonolo / Paulinho Mattos / Rodolfo / Fred) – 4:07
  8. Tá Querendo Desquitar (Ela Tá Dando) (Guriata do Coqueiro / Zeniton) – 3:06
  9. Sereia da Pedreira (Rodolfo) – 1:48
  10. I Saw You Saying (That You Say That You Saw) (Rodolfo / Gabriel Thomáz) – 3:25
  11. Cabeça de Bode (Digão / Rodolfo) – 1:59
  12. Herbocinética (Rodolfo) – 3:16
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