Iron Maiden: a tênue linha entre plágio e influência

Definição de plágio segundo o dicionário Aurélio:

“O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.”

Essa é uma das definições mais simples de um assunto que veio à tona em maio do ano passado (2017) e que teve desfecho na última semana e que atingiu o Iron Maiden. Steve Harris foi acusado de ter usado partes de uma música do Beckett (Life’s Shadow) em duas músicas (Hallowed Be Thy Name e The Nomad). O baixista teve que pagar uma indenização de cerca de R$ 4.500.000,00.

A notícia caiu como uma bomba, especialmente para alguns fãs, que simplesmente não aceitaram o fato de que o até então “intocável” Iron Maiden teria músicos capazes de copiar trechos de letras e instrumentais de outras bandas.

Uma coisa precisa ficar bem clara. O Iron Maiden não foi a primeira banda a plagiar. A história do Rock está cheia de exemplos. E ai, entra um outro conceito que, muitas vezes, é usado como argumento daqueles que não aceitam os erros de seus idolos. A influência.

Quando você cria um riff, um acorde, uma sonoridade baseada em algum outro artista, isso caracteriza-se como influência. É algo que podemos dizer “é parecido com banda X”, ou “isso me lembra banda Y”. Outra coisa é pegar de maneira clara e descarada trechos de terceiros e usar ao seu favor.

O que muitos, diria até a maioria esmagadora, dos fãs do Iron Maiden não sabem, é que numa rápida pesquisa podemos achar outros casos como o recente envolvendo o Beckett. Confiram nos links abaixo, e tirem suas conclusões:

Dio – Evil Eyes e Iron Maiden – Speed Of Light

https://youtu.be/NXa2XqybjSc

Deep Purple – Perfect Strangers e Iron Maiden – Fear Is The Key

https://youtu.be/tCEMGx0dBYM

White Spirit – Midnight Chaser e Iron Maiden – 2 Minutes To Midnight

Uriah Heep – I Hear Voices e Iron Maiden – The Red And The Black

Nektar – King Of Twilight  e Iron Maiden – Childhood`s End

Judas Priest – Freewheel Burning (2.50) e Iron Maiden – Back In The Village (2.15)

https://youtu.be/o8p4raXEQLU

Sisters Of Mercy – Temple Of Love e Iron Maiden – Fear Of The Dark

Judas Priest – Running Wild e Iron Maiden – The Wickerman

MSG – Capitain Nemo (1983) e Iron Maiden – Back in the Village

https://youtu.be/o8p4raXEQLU

Encontre sua banda favorita