Quando a banda iniciou sua carreira as coisas não foram muito favoráveis, pois por razões judiciais teve que mudar seu nome duas vezes antes de se estabelecer como Savatage. Em 1983 o debut “Sirens” foi lançado, mas o grupo ainda não tinha o devido reconhecimento. Após o lançamento do EP “Dungeons Are Calling” (1984) assinou com a Atlantic Records e as coisas melhoraram com “Power of the Night” (1985) e “Fight for the Rock” (1986), este alcançando o número 158 na Billboard 200.
Mas Jon Oliva (vocal, piano e teclados), Criss Oliva (guitarra e backing vocal, falecido em 1993), Johnny Lee Middleton (baixo e backing vocal) e Steve “Doc” Wacholz (bateria e percussão) deram outro salto de qualidade e com “Hall of the Mountain King” (1987) chegaram a 116º posição na Billboard 200.
O álbum trouxe peculiaridades como a arte de Gary Smith, que foi a primeira de uma série de capas desenhadas pelo artista para a banda. Smith também foi o responsável pelas ilustrações na guitarra de Criss.
A banda que é uma das pioneiras do metal clássico, gravou aqui a sua primeira sinfonia chamada de “Prelude to Madness“. A música foi construída a partir de uma peça do compositor norueguês Edvard Grieg, um dos mais célebres do período romântico no mundo. “Last Dawn” também é uma música instrumental composta por Criss com um belo arranjo dedilhado.
Robert Kinkel, um dos mentores do Trans-Siberian Orchestra, participou tocando teclados no álbum, e quem também deu as caras nos vocais de “Strange Wings” foi Ray Gillen (ex-Black Sabbath, Badlands, também falecido em 1993). Para a turnê de divulgação que percorreu os EUA ao lado de Dio e Megadeth, a banda contratou o guitarrista Chris Caffery.
O sucesso do álbum foi certeiro e isso ocasionou a produção do videoclipe para a música “Hall of the Mountain King“. Após o lançamento deste disco o Savatage conseguiu segurar sua expressão mundial, emplacando no gosto dos fãs cada trabalho lançado.
Gravado e mixado no Plant Studios, em Nova York, o álbum foi masterizado no Sterling Sound Studios da mesma cidade, tudo sobe o olhar exigente de Paul O’Neill (ex-Trans-Siberian Orchestra), músico e produtor falecido em 2017 que, a partir desse disco, tem sua história confundida com a do próprio Savatage.
“Hall of the Mountain King” pode não ser o melhor álbum do Savatage na opinião de muitos fãs, mas com certeza é um dos mais queridos e bem valorizados. Aqui nasceu mais um conceito para o heavy metal que se limitava aos riffs velozes e solos contagiantes. O Savatage conseguiu com sua música preservar essas características adicionando mais leveza no tempo certo e tendo como pano de fundo a habitual agressividade que revestia o power metal da Alemanha, o thrash metal dos EUA e a NWOBHM da Inglaterra. Clássico!
Track list:
1. 24 Hours Ago
2. Beyond the Doors of the Dark
3. Legions
4. Strange Wings
5. Prelude to Madness
6. Hall of the Mountain King
7. The Price You Pay
8. White Witch
9. Last Dawn
10. Devastation