Opinião: Banda cover, apoiar ou boicotar?

O fato de que nós temos que dar suporte às bandas locais que fazem suas próprias composições, não é nenhuma descoberta do século ou muito menos ideia revolucionária de gênio, mas há ainda uma discussão que impera em meio ao underground: e as bandas que só tocam cover?

Acusadas de serem “rouba-público” e de não terem personalidade própria, limitando-se a ser a cópia mais fiel possível de algum artista ou banda que já alcançou sua consagração, tais bandas são amadas e odiadas em igual proporção pelo público que frequenta os pubs e festivais de rock de todo lugar. Eu mesmo já presenciei hostilizações feitas a uma banda que tocou Dream Theater num evento onde todas as demais fizeram som próprio, o que sinceramente me deixou demasiadamente triste e com uma carga imensurável de vergonha alheia! Agora vamos sentar e considerar alguns pontos a respeito.

 

Para você, o que é mais interessante, uma banda cover que reproduz fielmente o som do artista em questão ou uma banda autoral que compõe mal, toca horrivelmente e ainda divulga seu som e sua imagem de maneira porca e descompromissada? Eu sinceramente vou pro show cover sem pestanejar! Apoiar é necessário, mas não cegamente! Rock, na maioria dos casos é reconhecido com um estilo complexo, harmonica e melodicamente refinado, não um amontoado de sons de guitarra sujos e tocados como se os músicos tivessem patas de siri no lugar de mãos! Isso não é atitude Rock and Roll, isso é coisa de gente preguiçosa e musicalmente bagunceira! Reclamar de falta de apoio é válido, mas apenas se você fizer o mínimo pra construir uma banda “apoiável”, do contrário, as bandas cover continuarão a lotar os pubs e você só vai ter baratas e ratos pra aplaudirem seu show. E mais respeito com a galera dos covers, porque saporra também é trabalho sério!

 

Encontre sua banda favorita