Português Bruno Santos ousa e lança álbum conceitual

A primeira premissa deste mais novo disco do português Bruno Santos gira em torno de não soar de forma com as exigências de mercado e consumo atual da música. Tanto que ele chega com um álbum duplo conceitual, que requer tempo e atenção para a compreensão de tal, como fazíamos em outros bons tempos.

“Reverse <|> Symmetry” é um álbum conceitual autoral escrito ao longo de quase uma década, construído em torno da dualidade, repetição e mudança, tanto emocional quanto estrutural. O lançamento alterna entre canções em inglês e português, criando uma narrativa espelhada em vez de uma lista de faixas tradicional.

O álbum explora ciclos recorrentes de estados emocionais e mentais, pensamentos, identidade, perda e reconstrução. Reflete transições pessoais, a passagem do tempo e a tensão entre controle e entrega. Musicalmente transita por diversos estilos dentro do rock e metal, primando por uma produção e abordagens modernas, mas sem soar tendencioso.

Em mais de uma hore e meia de som, poderemos conferir uma sonoridade onde guitarras versáteis impõem desde riffs maciços até dedilhados limpos, entre solos propícios e outros mais técnicos. A cozinha com pegada intensa e uma pulsação na medida enfatiza o peso dando a sustentação necessária. Tudo tendo teclados climáticos discretos, que dão um fundo sublime às faixas.

A primeira faixa que chama atenção é “{Persistent} Loop”. Com riffs de guitarras seguindo uma veia ‘old school’, a música prima por trazer um groove na medida, com uma levada mezzo quebrada, nos remetendo diretamente ao excelente Soen, influência declarada de Bruno.

Outra que chama atenção é “What’s The Question”, por trazer uma abordagem mais alternativa, inclusive nos remetendo ao grunge dos anos 90, provando que as coisas aqui não se limitam a exibicionismos. Pelo contrário, além do conceito e apesar da modernidade, o disco traz o rock em sua essência.

Outro destaque é “Madrugada”. Cantanda na língua pátria, a música traz uma mescla de alternativo com metal moderno, que soa propício para encaminhar o refrão que é magistral e dá um gosto diferente, principalmente para a gente que compreende bem a língua.

Apesar de todo seu conceito e a necessidade de ser compreendido por completo, “Reverse <|> Symmetry” ainda traz faixas que servem como fragmentos e podem ser ouvidas individualmente. Mas fica a dica, estamos diante de um álbum que gera uma experiência única, já não tão comum, mas que eleva a forma de ouvir e compreender música.

https://open.spotify.com/artist/51f41FoA9xhJUyBmcCS4ih

https://brunosantos85.bandcamp.com

https://www.youtube.com/@thesorrowbruno

https://www.instagram.com/vastnesssky

Encontre sua banda favorita