Burning Plains: música que dá nome à banda é destaque do EP “Empire Collapsed”

O metal ucraniano está cada vez mais presente nas playlists de headbangers. Bandas de metalcore, thrash metal e outras vertentes da ala extrema são o que mais aparecem por aqui. O mais legal de tudo é não é apenas o número de bandas que transborda, a qualidade também acompanha cada uma delas. Hoje, apresento a você o grupo Burning Plains que, embora promova o primeiro EP “Empire Collapsed”, é um nome que trabalha suas composições há vários anos. A canção que dá nome à banda é prova disso, composta em 2008, a música explora vários elementos de rispidez, violência e melodia.

A brutalidade na sonoridade da banda não é algo desmedido. Aqui, há linhas de guitarra bem confortantes, além do peso visceral. Passeando um pouco pelo EP, “Your Eyes”, que é a primeira canção, abre espaço para algumas experiências voláteis, alternando peso e acordes de piano como na introdução. Agora, você não deve deixar se levar por viagens experimentais, pois aqui quando o bicho pega é ruim de largar, portanto, aproveite bem a também alternância de vocais guturais e mais “comportados”. Nesse sentido, seria o Burning Plains uma banda de metal ou emocore? Claro que não, pois se há uma coisa que não existe aqui é melancolia.

Embora “Burning Plains” seja uma composição com mais de dez anos, é possível notar o caminho inovador que a banda começou a pavimentar naquela época. Suas linhas de guitarra mostram uma sonoridade densa, ampliada pelos arranjos. De maneira idêntica, segue a qualidade dos vocais que conduzem a canção com personalidade e autenticidade. Além das entonações limpas e guturais, a banda usa recursos tecnológicos na saída de voz, mostrando versatilidade e aderindo à modernidade. Por outro lado, como toda banda extrema deve ser, o poder primitivo do som resulta em uma pegada devastadora para a mente e ouvidos.

Com riffs rápidos, além de pesados, andamento cadenciado e uma linha melódica que parece apontar a um horizonte, o Burning Plains não veio para surfar em nenhuma onda, mas fazer parte dela. Sua técnica, sua filosofia e a execução de seu trabalho resultam em um combo de suor e magia. Sobre a missão da banda, a própria se autodefine como “Não somos heróis nem vilões – apenas portadores do fogo, guiando você pelo deserto”. O bom da verdade é que, se músicas como “Burning Plains” não conseguir te guiar a algum lugar, o heavy metal não é para você.

Ouça “Burning Plains” pelo Spotify:

Saiba mais:

https://linktr.ee/burning.plains.official
https://m.youtube.com/@burning.plains.official
https://www.instagram.com/burning.plains?igsh=dWkwMzJxN3ppMGl3
https://www.tiktok.com/@burning_plains?_r=1&_t=ZM-924rTyI7rKu

Encontre sua banda favorita