Jaded | Shouse lança álbum que mergulha em temas como resiliência e criatividade

Ainda que o teclado forneça sabores adocicados em meio a uma performance sintética de postura introspectiva, é a guitarra, com sua aspereza suspirante, que chama a atenção e intriga o espectador. Crescendo de forma a explorar um veludo lamentador e rascante, esse instrumento vai tornando a composição dramática e pungente tão logo assume uma distorção de caráter aveludado. Emotiva e tocante em razão da harmonia obtida perante a interação de seus elementos sônicos, Romeo And Juliet é um prelúdio de caráter mórbido-romântico que traz, em si, a mesma identidade energética presente na introdução de November Rain, single do Guns And Roses.

Sem delongas ou discussões pertinentes, a presente introdução traz a guitarra como o seu absoluto e inquestionável protagonista. Com seus riffs calcados em ligeiros tremulo pickings diante de uma aparência grave e ruidosa, o instrumento já desfila uma conotação de intensidade, do sombrio e do denso. Com direito a uma bateria que insere pressão, precisão e um movimento sincopado cheio de firmeza, a canção, diante dos sequenciais usos do bumbo duplo, adquire, para si, uma consistência inquebrantável. Misturando regozijos e lágrimas perante a forma como a guitarra passa a se comportar, Romeo Is Gone, na participação de Michael Angelo Batio, adquire bom corpo graças ao groove encorpado do baixo que preenche a base melódica. 

Longe da efervescência obtida na canção anterior, aqui o ouvinte vive uma pausa na euforia, na adrenalina, no suor descontrolado. De despertar introspectivo, a canção apresenta uma guitarra cuja movimentação muito rememora a melodia presente no nascer de Breathe, single do Alter Bridge, a canção explora um curioso estado reflexivo conforme torna a melancolia em esperança. Explorando pura e simplesmente o brilhantismo do instrumento, A Bitter Cold consiste em uma canção de nuances borbulhantes em que o ouvinte encontra conforto e proteção no torpor.

Seu despertar é um tanto desesperado. Bateria de ritmo rápido e quase descompassado, além de um baixo de caráter encorpado que tenta acompanhar a mesma desenvoltura do elemento percussivo, constroem a paisagem sônica nascente. Ainda assim, é possível se deparar com um clima de jam session, inclusive quando a guitarra começa a gritar de maneira sequencial. Explorando alicerces guturais que lhe conferem um estado quase transcendental, Let’s Go brinca entre a introspecção e uma agressividade contida conforme a guitarra assume riffs de distorções mais graves e sedutoras. Aqui, o interessante é perceber que, na presença de Ron “Bumblefoot” Thal, existem nuances industriais dividindo um harmônico espaço com uma espécie de classicismo embasado em um blues aveludado que se tornam o verdadeiro trunfo da composição.

Eis aqui um material que, sem qualquer vergonha, receio ou impedimento, traz a guitarra como seu verdadeiro e máximo protagonista. Explorando diferentes texturas diante das mais diversas distorções, Jaded é um disco que convida o ouvinte a vivenciar experiências sensoriais das mais vastas origens, obtidas, principalmente, na presença de convidados ilustres.

Com Tony MacAlpine, Michael Angelo Batio e Ron “Bumblefoot” Thal, o disco vai do clássico blues a nuances industriais com uma versatilidade tamanha que desperta a atenção do ouvinte de imediato. Soando agressivo, mas também aveludado e sensual, o disco também é capaz de combinar torpor e introspecção com rispidez e crueza, combinando, assim, atitude e certo quê de delicadeza.

Com direito a harmonias providenciadas por um teclado que pincela nuances progressivas densas em sua paisagem sônica, o álbum acaba dando maior destaque às suas quatro primeiras obras por elas encabeçarem, de maneira mais enfática, tudo o que foi pontuado até então. Mesmo assim, Jaded se consagra como um álbum inovativo, complexo e conciso em que Mike Shouse revela uma narrativa pungente sobre resiliência e criatividade.

Mais informações:

Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/5EAaUfQW63Kf6xqFcHyqyG

Site Oficial: https://mikeshousemusic.com

Facebook: https://www.facebook.com/share/1FD1yjtsnh/?mibextid=wwXIfr

Twitter: https://x.com/mikeshouse60101?s=21

YouTube: https://youtube.com/@mikeshouseguitar?si=ilhTiaI4mXhl9QLY

Instagram: https://www.instagram.com/shouse_mike?igsh=dzdpanJjYWlxempk&utm_source=qr

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@mike.shouse?_t=ZT-8y1TGsJbhEs&_r=1

Encontre sua banda favorita