Muitas vezes, quando chegamos nesse período natalino, notamos que muitos artistas, músicos e bandas apostam em sons que celebram a época. Alguns trazem covers de tradicionais canções de domínio público e/ou típicas, outros preferem compor suas próprias odes, alguns dão arranjos típicos às suas composições, enfim, uma gama de formatos para celebrar tal espírito.
Mas, a gente sempre imagina grupos de, no mínimo, pop, música erudita, soul, enfim, menos rock se enveredando por essas paragens. Só que é mais comum do que imaginamos, inclusive com trabalhos icônicos até mesmo no heavy metal com tais temas. Procure álbuns natalinos de Judas Priest, Twisted Sisters, Tarja Turunen (que lança um todo ano) e, mais recentemente, da banda cristã Stryper. Isso é totalmente normal.
Logo, não se espante se o Rakamay, banda de rock formada por três integrantes no início dos anos 2000 em Port Elizabeth, África do Sul, também resolveu trazer à tona uma música do tipo. Formada por Jane White no baixo, Richard Evans na guitarra e Peter Pote nos vocais e guitarra, eles chegam com uma versão própria, onde inserem uma veia punk numa celebração natalina bem bacana.
Trata-se de “Let It Snow”, uma faixa com tema natalino escrita por Richard. A música traz um riff inicial inspirado no pop punk e quanto ganha o contexto da cozinha, com uma batida seca, remete diretamente aos riffs cortados do Misfits. Os vocais são naturais, levemente anasalados e cantam a faixa com certa precisão, caindo num clima de natal no pegajoso refrão.
Aliás, essa é a parte que é o grande trunfo da banda, já que estamos diante de um refrão pegajoso e simples, que repete o título da música. A boa sacada vem quando eles inserem um teclado de fundo, que traz arranjos típicos do contexto da época, dando uma amenizada no peso do rock imponente que eles praticam.
Fato é que a banda, que quase terminou em 2023, consegue fazer uma versão justa e bacana sem que caia na mesmice deste tipo de trabalho. Outro fator preponderante, a música poderá ser ouvida em qualquer período, pois acima de tudo é uma composição rock and roll.
O grupo hoje vive em continentes diferentes, mas continua na atividade e compondo. Inclusive, além de “Let’s It Snow”, compuseram também recentemente as faixas “Family Tree”, “Fade Away” e “Talk to Me”, que estão disponíveis nas plataformas digitais, sendo este um verdadeiro presente para os amantes da boa música.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100089209007725&sk=about&locale=en_GB
https://open.spotify.com/artist/5s3IEaNGa9LduipSnKnhVs?si=mGGNzqnERbSykld_jY-44g