Finlandeses do Bleak lançam The Wave, faixa composta nos idos de 1994

Ela já é regida por um despertar imediato intrigante. Trazendo repiques quebrados levemente acelerados por parte da bateria, a canção já consegue oferecer, ao ouvinte, ideias que mencionam a percepção de intensidade associadas com agressividade e precisão. Conforme evolui, porém, a obra vai demonstrando suas inclinações para com as sensibilidades inclinadas ao sombrio e ao dramático, graças à maneira com que o riff distorcido e grave da guitarra se combina com os punchs explosivos do instrumento percussivo.

Assim que, tal como o uivo do lobo sonoriza a noite erma, a voz aguda do vocalista é percebida ecoando em meio ao caos, o ouvinte tem acesso a percepções referentes a uma estrutura capaz de se deleitar com o épico de forma pegajosa e, até mesmo, incandescente. É então que, no instante em que escorrega para o seu primeiro verso, a faixa não apenas se vê na presença de frases rítmicas groovadas de forma a causar uma boa noção de movimento, mas, inclusive, se depara com um timbre masculino, na verdade, de natureza azeda e penetrante.

Capaz de trazer pronúncias com resquícios de uma textura rasgada como forma de abrilhantar a receita sensorial da canção, a voz do cantor vai assumindo, gradativamente, a função de, inclusive, ser o responsável por construir brisas harmônicas que cooperem para com a percepção de fluidez, uma vez que o instrumental engata em uma estrutura linear. Ainda assim, não há meios de esconder a natureza pungente e dramática desse som denso transpirado pelos espectros rítmico e melódico.

Surpreendendo o ouvinte ao destacar a proeminência do vocalista no que se refere à execução de falsetes de ampla extensão de maneira consistente, a faixa, conforme se desenvolve, também permite a identificação das linhas de baixo no contexto melódico. De nuances azedas e levemente estridentes, o groove desempenhado pelo instrumento fornece um corpo de postura agressiva e obscuramente pegajosa à canção, ampliando, assim, a sua atmosfera nebulosa que beira o trevoso.

De refrão capaz de alcançar o ápice de dramaturgia em virtude da interpretação lírica de caráter que beira uma súplica controlada, a faixa, nesse exato instante, transpira a influência que a paisagem sônica noventista de Seattle exerce sobre si. Evidenciando uma sujeira impositiva e imponente, mas bastante rebelde, envolta de olhares profundamente soturnos, The Wave apresenta o Bleak diante de uma sonoridade sem filtro, crua e, consequentemente, sem uma lapidação excessiva por parte da mixagem. Eis aqui um diamante bruto marcado pela sua veia orgânica.

Mais informações:

Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/0U6KYc0k2qcKLhIKYb13r2

Site Oficial: https://bleakofficial.com

Facebook: https://facebook.com/bleakmusic

Soundcloud: https://soundcloud.com/officialbleak

Bandcamp: https://bleaksons.bandcamp.com/

YouTube: https://youtube.com/bleaksons

Instagram: https://instagram.com/bleaksons

Twitter: https://x.com/bleaksons

Tik Tok: https://tiktok.com/officialbleak

Encontre sua banda favorita