Quando a banda Apeiron Bound lançou o álbum “Multiplicity” em 2022, uma música entre as doze da relação se destacou. “Firmament”, a canção em questão, trouxe o clima prog em seus mais de sete minutos de duração, mas também introduziu em suas linhas melódicas um tempero mais agressivo, beirando a brutalidade. Dessa maneira, os americanos Michael Calza (vocais), Andrew Stout e Phillip Colacecchi (guitarras), Kristopher Huffman (bateria) e Kyle Sokol (baixo vertical) conseguiram chamar atenção de fãs pelo mundo. Hoje, o que já era bom ficou ainda melhor com a nova versão dessa música que leva o nome de “Firmament: Redux”.
Antes de mais nada, é importante dizer que para essa música a banda já estava com uma formação diferente, apresentando os vocalistas Keith “Tank” McDowell e John Galloway, além de Cody Letts na guitarra. Talvez isso tenha contribuído para um tom mais rebuscado na música, que fez a banda se parecer quase como um Dream Theater mais pesadão. No entanto, o que o Apeiron Bound mostra aqui é muito mais que uma peça lapidada segundo suas influências. “Firmament: Redux” é ouro sonoro forjado a partir das mãos desses grandes alquimistas. Para conhecer melhor, você deve comparar as duas versões.
O que mudou em “Firmament: Redux” é perceptível logo de cara. Primeiro, os climas estão muito mais progressivos, a parte gutural está o que podemos dizer de charmosa, mas o peso em si é o que mais sofreu pressão. As guitarras estão com um timbre mais pesado e, em algumas partes, percebe-se afinações mais baixas para garantir esse peso. Com providências como essas, a banda de Tampa, Flórida (EUA) decidiu apimentar a relação com os fãs. Como será então que reagirão com os novos traços adotados pelo grupo? Uma coisa você saberá, as duas versões lado a lado possuem suas peculiaridades, ainda que a versão original soe mais orgânica.
O single “Firmament: Redux” é o pontapé inicial de um projeto lindo que trará, entre outros trabalhos, mais releituras e músicas instrumentais desse coletivo que possui peso e virtuosismo nas veias. Essa amostra, por exemplo, nos dá dimensão do quão dedicados são os seus envolvidos e nos brinda com técnicas absurdamente soberbas no que diz respeito ao rock/metal. Em um cenário em que muitas bandas competem espaço para se destacarem, o Apeiron Bound não precisa ir longe para garantir o seu lugar ao sol. Basta apenas continuar inovando para trazer boas novas.
Ouça “Firmament: Redux” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://bit.ly/ABCFirmamentVideo
https://apeironboundmusic.bandcamp.com/track/firmament-redux