Novo Chão é um projeto criado por Ronald Luis, que mescla a sofisticação do rock progressivo com sonoridades contemporâneas, além de leves pitadas da música brasileira. O projeto entrega um novo single, que tem uma temática política que sai da polarização atual e escancara a verdade por trás de toda essa podridão que assola o país.
O nome do single, “A eleição do Senhor de Engenho”, entrega bem o mote. Mas, precisamente fala sobre nós, trabalhadores, que sempre elegemos um novo senhor do engenho, que pouco muda como governante, que não seja ter um novo chicote para estralar em nossas costas. Errada a letra não está.
Musicalmente, apesar de parecer complexa (e o é), a sonoridade chega de uma forma simples ao ouvinte. Nela, dá pra notar a forte conexão com o rock progressivo, que prima por trazer também uma variação rítmica e de climas, além da mescla de elementos psicodélicos e excêntricos, com sintetizadores bem sacados.
As guitarras fazem um trabalho primordial, acompanhada por uma cozinha muito bem explorada, que casa com a proposta intrincada da música. Cantando em português, o Novo Chão prima por deixar ainda mais clara a temática. Diferente, o trabalho acrescenta ainda mais identidade não só a ‘banda’, mas também ao cenário do rock independente brasileiro.