Com oito álbuns completos lançados, o iraniano Parham Gharavaisi compôs este “Mirror’s Gaze” como seu primeiro single de 2024. Para quem acompanha o seu trabalho, é fácil perceber a mudança de direcionamento que a one-man band pratica desde 2020, quando lançou o primeiro álbum. Gharavaisi, como gosta de experimentar, já passou pelo atmospheric rock, incursionou pelo gothic/doom metal, e agora investe o seu tempo em uma vertente muito mais extrema. Na parte lírica, a obra completa do artista compositor, multi-instrumentista e produtor se resume na natureza humana, filosofia e assuntos políticos para a sociedade.
Convencionalmente, Gharavaisi toca baixo e guitarra em sua música, e esta parte é a que melhor se destaca, pois os riffs construídos para dar identidade à “Mirror’s Gaze” são feitos com uma melodia de profundo sentimento. Desde os primeiros momentos, com um timbre épico, até o seu final com a continuidade desse clima, o peso e a distorção se impõem de forma magistral. Impulsionada por uma marcação potente do baixo, a sonoridade buscada pelo músico atinge o seu propósito. Mesmo a bateria e os arranjos serem programados, a magia da música reina soberana em seu contexto. E olha que isto é feito na camada underground.
Apesar de a atmosfera da música a inclua em estilos ligados ao ocultismo, Parham Gharavaisi não assume nenhuma influência. Ou seja, tu que se ouve em suas composições é fruto do que o próprio músico gera dentro de si. A letra, por exemplo, consiste em um conto sombrio, onde a solidão, o tormento e as lágrimas se confundem em um cenário de ruínas e labirintos. Tudo escrito com a mais alta tradução poética. O sonho, pesadelo ou ilusão estampados na letra, são interpretados por uma vocalização gutural, que lembra um espírito em agonia almejando o sossego.
Como se não bastasse uma obra musical de tão perfeita autoria, a parte da produção foi feita inteiramente pelo próprio Gharavaisi em seu ‘home studio’, em Tehran. O artista nunca precisou de tecnologia de ponta para entregar um material de qualidade, inserindo apenas suas ideias em softwares de computador e gravando suas partes de baixo e guitarra. Além de mixar, masterizar e produzir o single, o incansável compositor ainda disponibilizou na internet um vídeo de animação de “Mirror’s Gaze”. O conceito de imagens em 4k dá vida ao cenário criado por essa mente extraordinária. Estamos diante de uma pérola preciosa do Oriente Médio, que enriquece a cena mundial do metal extremo.
Ouça “Mirror’s Gaze” pelo Spotify:
Contatos para Parham Gharavaisi:
https://www.youtube.com/c/ParhamGharavaisi
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator