Resenha: Metalite – Expedition One

Hoje, sexta-feira (19), os suecos do Metalite lançaram o seu quarto disco de estúdio, “Expedition One”, via AFM Records, com produção do guitarrista Edwin Premberg.

O disco, que é o terceiro com a vocalista Erica Ohlsson, segue com o Power Metal cheio de elementos eletrônicos (basicamente uma substituição do elemento sinfônico – bastante utilizado em outros tempos) que caracterizou a sonoridade da banda. O registro começou a ser divulgado com o lançamento dos singles “Hurricane” e “Take My Hand”, que entraram para a versão digital do álbum.

Como mencionado anteriormente, “Expedition One” é o terceiro álbum de estúdio com Erica Ohlsson que, com a sua potente voz, deu uma identidade para o Metalite (que, em algum momento, poderia ser comparado com o Amaranthe, mesmo que a banda tenha dois vocalistas a menos). Mas além da identidade, o quarto disco mostrou que a banda conseguiu não ficar presa na mesma fórmula dos seus discos antecessores: “Biomechanicals” (2019) e “A Virtual World” (2021).

A fórmula (riffs pesados e diretos, sendo preenchidos por elementos eletrônicos) segue lá, mas faixas como “Aurora”, “Outer Worlds” e “New Generation”, trouxeram uma cadência e variação que não deixaram a audição se desgastar com o andamento do disco. Diferentemente do que ocorre em “A Virtual World”, que é um álbum bem produzido mas que soa repetitivo e parecido com o ótimo “Biomechanicals”.

“Blazing Skies” e a faixa título mostrou que os suecos seguem com a veia do Power Metal moderno. Entretanto, ao ouvir o disco, a sensação é de que a banda conseguiu encontrar o caminho para manter a essência sem cair na armadilha da monotonia. “Expedition One” ainda conta com a faixa instrumental, “Utopia” e a balada, In My Dreams”, para não restar dúvidas de que quinteto conseguiu compor uma sequência à altura de “Biomechanicals”.

Imagem dos integrantes do Metalite
Reprodução: Facebook/ Metalite

Metalite – Expedition One
Data de Lançamento: 19/01/2024
Gravadora: AFM Records

Formação:
Erica Ohlsson (vocalista)
Edwin Premberg (guitarra)
Robert Örnesved (guitarra)
Robert Majd (baixo)
Lea Larsson (bateria)

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android
.

Encontre sua banda favorita