Sim! Vamos falar dele de novo! Particularmente, não é um assunto que me agrada, tratar da atual condição vocal do cara. Também não é intuito dessa publicação descer a lenha nele. Axl Rose foi minha primeira referência como vocalista, o cara que me inspirou a encarar a linha de frente de uma banda e que me fez estudar e pesquisar pra me tornar ao menos metade do que ele demonstrou ser capaz em seus tempos áureos. Não é segredo pra ninguém que a juventude dele tenha sido repleta de abusos com farras, bebedeiras e drogas mais pesadas. O que certamente cobra seu preço no futuro, em forma de degradação física e (no caso de nós vocalistas )desgaste vocal.
Compreendo que na época era até comum tantos excessos entre os Rock Stars, praticamente um clichê passar por clínicas de reabilitação e viver a vida adoidado. Muitos atribuem o atual estado crítico do cantor ao uso dos drives que viraram sua marca registrada, mas é importante e até me sinto na obrigação de esclarecer aqui, que o drive não é um vilão e muito menos deveria ser tratado como tabu quando o assunto é canto. Os grandes bandidos nessa história, são o uso de técnica EQUIVOCADA na hora de produzir a distorção na voz e também a ausência de CUIDADOS BÁSICOS (um monte de coisa chata, porém necessária) com a própria voz. O que testemunhamos no Rock in Rio, pode acontecer a qualquer um que não tome os devidos cuidados. E só o que vejo são colegas de estrada praticamente assassinando lentamente seu próprio instrumento musical, que no nosso caso, é insubstituível. Se você for vocalista e pretende ter uma voz longeva, fique atento às dicas, se você não for, fique do mesmo jeito. Afinal você já tá aqui mesmo caramba!
https://www.youtube.com/watch?v=w4vRrs2k2vM
Falta de aquecimento : você já viu algum jogador de futebol simplesmente levantar do banco e sair correndo desembestado no meio do campo? Claro que não! Ele é um atleta profissional, e você cantor também é! Você é um atleta da voz! Não se aquecer antes de “entrar em campo” pode levar a lesões sérias. E os resultados a longo prazo são desastrosos.
Bebidas : eu sei que é chato, mas o álcool resseca as pregas vocais e depois de algumas doses, você vai ficar anestesiado, não tendo noção exata do que está fazendo e dos possíveis exageros que venha a cometer numa performance. Cantar Rock é algo difícil e exige que você esteja em pleno controle de si e de quanto você pode ou não fazer de maneira saudável.
Dormir bem : se você canta uma ou duas vezes por mês, e ensaia quando dá certo, não vai sentir grande diferença se desobedecer as orientações dadas até aqui. Agora imagine que sua banda começa a ficar em destaque na cena local… um ou dois shows por semana, ensaios, gravações, viagens e você dormindo pouco, bebendo, se alimentando mal ou (espero que não ) usando outras cositas! Não dura nem a primeira turnê! Cantar Rock exige alta performance, não se pode ser displicente. Muita técnica, cuidados extremos, conhecimento sobre a própria voz e acima de tudo, disciplina e respeito para com o próprio organismo! O drive não é um vilão, o verdadeiro bandido da história é a velha mania de achar-se indestrutível e que a coisa é assim mesmo e dane-se! Hoje temos pesquisadores e especialistas no canto Rock, onde destaco o trabalho primoroso do professor Ariel Coelho, que é pioneiro no assunto!
O que foi abordado aqui é a ponta do iceberg. Há muito a se conhecer e estudar pra nós amantes do canto, e lembre-se, o que se passa com Axl Rose pode acontecer a qualquer um de nós! Cuide-se, alimente-se bem e tenha um bom professor de canto!