Hoje cedo (quarta-feira, 7 de setembro), o guitarrista do Queen, Brian May, juntou-se ao vocalista do System of a Down, Serj Tankian, ao vocalista do Sons of Apollo, Jeff Scott Soto, Graham Gouldman e ao cantor de ópera Montserrat Martí, para apresentar o clássico do Queen “The Show Must Go On”. com a Orquestra Nacional da Armênia, na sexta edição do Festival Starmus, em Yerevan, Armênia. O vídeo da performance pode ser visto abaixo (cortesia de Victims Of A Down).
O Festival Starmus traz apresentações de astronautas lendários, vencedores do Prêmio Nobel, figuras proeminentes da ciência, tecnologia, cultura e artes. Cada edição do festival é organizada em torno de um tema específico relacionado à exploração espacial, e o tema deste ano é “50 anos em Marte”. May, que é astrofísico e cofundador do Starmus, já se apresentou em praticamente todas as edições anteriores do festival.
“Starmus VI: 50 Years On Mars” é dedicado ao 50º aniversário do primeiro pouso suave em Marte por “Mars 3” e o primeiro orbitador “Mariner 9”. “Mariner 9” tirou as primeiras imagens de alta qualidade de Marte enquanto “Mars 3” trouxe o primeiro rover, Prop-M, para a superfície de Marte.
O conselho consultivo da Starmus inclui o Dr. Brian May, Emmanuelle Charpentier, Jill Tarter, Peter Gabriel, Richard Dawkins e Tony Fadell. Os palestrantes do Starmus VI incluem astronautas de renome mundial, incluindo a sensação de mídia social Chris Hadfield; Charlie Duke (Apollo 16), o homem mais jovem a pisar na lua; Jim Bagian, um ex-astronauta de ascendência armênia; e Charles Bolden Jr., ex-chefe da NASA. Além disso, Starmus apresenta uma ampla seleção de cientistas ganhadores do Prêmio Nobel, como Kip Thorne, Emmanuelle Charpentier, Donna Strickland, o criador do iPod Tony Fadell e o físico e comunicador científico Brian Greene. Outros presentes incluem os músicos da banda de rock Sons of Apollo, o lendário tecladista Rick Wakeman, o reverenciado pianista de jazz Tigran Hamasyan e Andrey Makarevich, fundador da mais antiga banda de rock ativa da Rússia, entre outras celebridades e cientistas renomados.
Stephen Hawking, um dos cientistas mais influentes do século 20 e início do século 21, foi membro do conselho consultivo da Starmus e se tornou a inspiração para um ambicioso prêmio em 2016 que reconhece o mérito da ciência popular em nível internacional. A cerimônia de entrega da Medalha de Ciência Stephen Hawking é um dos principais eventos do festival, que visa promover a ciência para todos. Os vencedores anteriores da medalha incluíram Hans Zimmer, Neil deGrasse Tyson, Buzz Aldrin e Brian Eno.
A Armênia foi selecionada por sua contribuição para a astronomia, astrofísica e exploração espacial. Durante grande parte do século 20, foi o lar do programa espacial soviético e até hoje continua sendo um local importante para a comunidade internacional, abrigando o Observatório Astrofísico Byurakan e a Estação Aragatz. Israelian diz: “A Armênia desempenhou um papel extraordinário no passado, presente e futuro de como entendemos e exploramos nosso universo, e estou ansioso para receber essa extraordinária variedade de pensadores e criativos para encontrar este lugar especial e compartilhar ideias”.
Confira abaixo a performance especial de “The Show Must Go On”, do Queen com May, Serj e Soto no Festival Starmus:
Fonte: Blabbermouth
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android”