Cronologia: Ratos de Porão – Onisciente Colectivo (2003)

Em seu 14º álbum, a banda Paulistana Ratos de Porão apresentou aos seus fãs o disco Onisciente Coletivo. Com uma vertente punk/thrash, o RDP agradou em cheio aos fãs do metal nacional, principalmente, após a melhor representante nacional até aquele momento, o Sepultura, não trazer nada novo e pesado em seu trabalho.

Com uma pegada muito agressiva, até mesmo mais trash que punk, o RDP conseguir angariar e chamar a atenção de outros fãs menos adeptos ao estilo da banda. Isso transformou o disco Onisciente Coletivo em um dos melhores e mais consagrado trabalho dos paulistas.

Algumas faixas que se destacam neste trabalho, são as ótimas e pesadíssimas “Terror Declarado” e “Engrenagem” que abrem o disco. Claro que a vertente do RDP é o Punk Rock e óbvio que o disco está cheio de nuances de Punk, agressivas além do normal, as vezes soando mais pop, mas em um todo, um Punk cru como pouco se vê no Brasil.

“Próximo Alvo” uma das faixas mais conhecidas do RDP, “Medo”, “ Conspiração Subliminar” entre outras faixas, transformaram este em um dos principais trabalhos do Punk nacional e obrigatório para fãs do estilo. E antes de torcer o nariz para os caras, vale dar apenas uma ouvida como referência nacional.

Formação

João Gordo – voz
Jão – guitarra
Fralda (Christian Wilson) – baixo
Boka – bateria
Rappin’ Hood – na faixa “Onisciente Coletivo”
Marcelo Munari – solo de guitarra na faixa “Onisciente Coletivo”

Faixas

“Terror Declarado”
“Engrenagem”
“Playbaloser”
“Próximo Alvo”
“O Sistema Me Engoliu”
“Medo”
“Fragments of Conquest”
“Vai Ficar Preto”
“Conspiração Subliminar”
“Rabia Social”
“Necrochorume”
“Problemão”
“Cybergenocídio”
“Onisciente Coletivo”
“Deus É Amor”

Encontre sua banda favorita