The Mind’s I é o terceiro álbum de estúdio da banda da banda de Death Metal Dark Tranquility e foi lançado em 1997. A banda possui um som bem melódico dentro do estilo adotado, com linhas de guitarras bem trabalhadas com bons riffs, mas sem deixar o peso, principalmente dos vocais, de fora. A banda possui uma linha vocal bem agressiva e fica bem evidente no álbum em algumas faixas, principalmente na acelerada “Dissoluction Factor Red”, sexta faixa do álbum.
Outro destaque que não podemos comentar é a quinta faixa, “Constant”, que começa com um dedilhado bem melódico e vai ganhando riffs leves na introdução, até entrar o vocal. A música ganha peso junto com a bateria marcante, mas os riffs melódicos seguem durante a música, junto de um acompanhamento agressivo dos instrumentos. Uma das melhores faixas do álbum, sem dúvida.
A última faixa é instrumental e se chama “The Mind’s Eye”. Ela começa bem mais suave, com violão e depois vai ganhando corpo, mas sem deixar a leveza durante toda a faixa, saindo da característica agressiva do restante do álbum.
A nona faixa do álbum talvez seja a mais agressiva e pesada, com energia do início ao fim e uma bateria bem marcante. Alternando momentos mais melódicos com momentos de mais velocidade e pancadaria.
Em 2004, The Mind’s foi relançado pela Osmose Productions e, em 2005, pela Century Media Records com novos layouts e as quatro músicas do EP Enter Suicidal Angels inseridas juntas ao trabalho.
As faixas do álbum são:
1 – Dreamlore Degenrate
2 – Zodijackyl Light
3 – Hedon
4 – Scythe, Rage and Roses
5 – Constant
6 – Dissolution Factor Red
7 – Insanity’s Crescendo
8 – Still Moving Sinews
9 – Atom Geart
10 – Tidal Tantrum
11 – Tongues
12 – The Mind’s Eye