O MACHINE HEAD está trabalhando em seu novo álbum no Sharkbite Studios em Oakland, Califórnia, com o produtor Zack Ohren, para um lançamento previsto para o verão de 2022. O frontman Robb Flynn ofereceu uma atualização sobre o progresso do LP durante o último episódio de seu podcast "No Fuckin 'Regrets With Robb Flynn". Ele disse (conforme transcrito por BLABBERMOUTH.NET): "Estou no estúdio agora. Na verdade, começamos ontem - Zack e eu estávamos no estúdio de gravação terminando o novo álbum, trabalhando no novo álbum. Está chegando No momento, eles estão se estabelecendo lá. Eles têm Navene Koperweis [do] ENTHEOS, ANIMALS AS LEADERS e um milhão de outras bandas - ele está montando a bateria e vai colocar um pouco de calor na bateria. Sim, está indo muito bem - tem sido muito, muito produtivo. E estamos chegando ao fim aqui, cara - estamos chegando à linha de chegada. A linha de chegada está à vista, e eu ainda não não sou capaz de dizer isso há muito tempo. "
Ele continuou: "Se você se lembra, Navene é o cara que tocou em '[Become The] Firestorm', 'Arrows In Words From The Sky', 'My Hands Are Empty', ele tocou em 'Circle The Drain'. Sim, é confortável. [Ele] é um cara local, o que realmente ajuda.
"Provavelmente lançaremos algumas músicas novas em breve", acrescentou Robb. "Então, o disco deverá sair provavelmente no final do verão do próximo ano. Temos que esperar até o vinil com todas as linhas no ar, porque o vinil leva uma eternidade agora. Tempo de entrega de nove meses para o vinil. Adele acabou de transferir 130 mil cópias do vinil primeira semana. Cara, é uma loucura. Todas essas porras de grandes gravadoras estão entupindo todas as fábricas de prensagem de vinil agora. Então, sim, tem sido um desafio. Mas vamos lançar algumas músicas nos DSPs, provedores de serviço digital. "
Flynn e o baixista Jared MacEachern disseram anteriormente que estavam "fazendo um grande progresso em pelo menos seis novas músicas diferentes, incluindo um épico de mais de 10 minutos".
Em junho passado, MACHINE HEAD lançou o single "Arrows In Words From The Sky". Com as faixas "Become The Firestorm", "Rotten" e "Arrows In Words From The Sky", o trabalho foi gravado no Sharkbite.
Em novembro de 2020, o MACHINE HEAD lançou um novo single, "My Hands Are Empty", via Nuclear Blast. A canção marcou a primeira colaboração musical entre Flynn e o guitarrista original de "Burn My Eyes" Logan Mader em 24 anos.
"My Hands Are Empty" foi apenas um de uma linha de singles a serem lançados pela MACHINE HEAD, que lançou "Do Or Die" em outubro de 2019, "Circle The Drain" em fevereiro de 2020 e o single digital de duas canções "Civil Unrest ", que consistia em" Stop The Bleeding "e" Bulletproof ", em junho de 2020." Stop The Bleeding "apresentava vocais convidados do vocalista do KILLSWITCH ENGAGE, Jesse Leach, e foi escrita e gravada poucos dias após os assassinatos de George Floyd e Ahmaud Arbery .
De acordo com Flynn, todas as três faixas do single "Arrows In Words From The Sky" - "Become The Firestorm", "Rotten" e a faixa-título - assim como "My Hands Are Empty", serão incluídas no próximo full da banda - álbum de estúdio de comprimento total. "E as outras coisas vão ficar no vazio em que surgiram - e provavelmente serão lançadas em uma coleção de músicas com um monte de outros lados B em algum ponto, uma versão física", disse ele ao "Behind Podcast do The Vinyl "em junho. "Mas, por enquanto, essas quatro músicas, e então algumas músicas futuras, vão compor o próximo álbum."
Questionado sobre se a natureza "turbulenta" dos últimos anos foi uma coisa boa para ele criativamente, Flynn disse: "Oh, totalmente. Sou um homem impaciente. [Risos] Eu quero, e quero agora. E o mundo da música pode ser terrivelmente lento às vezes. E certamente com a pandemia agora, apenas o tempo de espera para criar um disco é, tipo, sete meses. Vinil é uma merda de sete meses. Se eu entregasse um disco hoje - pronto , masterizado, acabado, arte, tudo - não vamos conseguir o vinil até sete meses a partir de agora. Eu fico, tipo, 'Isso é uma loucura.' E eu não quero esperar, eu só quero lançar.
“Quando eu comecei na cena thrash [dos anos 1980], as bandas lançavam demos, ensaios e novas músicas a cada um ou dois meses,” ele explicou. "Eu tive todas as músicas do EXODUS lançadas apenas de bootlegs e demos e coisas assim. O mesmo com o Metallica. E foi muito mais rápido. E o mundo mudou para extremamente lento - certamente o mundo do metal mudou. E Eu queria trazer de volta para isso ... Sim, não estou lançando uma fita cassete, mas sim, estou lançando para que, se os obstinados quiserem ouvir, vocês possam ouvir, porra. E faça isso de forma consistente - de forma consistente lançar música para que esteja constantemente dando aos fãs, os fãs obstinados, os Head Cases, aqueles que vivem e respiram essa merda, algo para mastigar a cada três ou quatro meses. E eu realmente gosto disso. Eu acho isso incrível. E eu acho que temos a tecnologia - graças ao Spotify e todos os serviços de streaming agora - [para que] possamos fazer essa merda. Então, por que não? "
Seis meses atrás, o MACHINE HEAD anunciou que estava abandonando os planos de retomar sua turnê de 25 anos "Burn My Eyes", agora que a pandemia está diminuindo. Flynn disse que a turnê "Burn My Eyes", na qual ele e MacEachern tocaram o clássico álbum de estréia da banda em sua totalidade pela primeira vez, com o baterista original do "Burn My Eyes" Chris Kontos e Mader se juntando, não iria pegar no momento em que o MACHINE HEAD pode continuar em turnê. Flynn também confirmou que MacEachern ainda é um membro do MACHINE HEAD ao lado de novos recrutas, o guitarrista Wacław "Vogg" Kiełtyka (DECAPITATED) e o baterista britânico Matt Alston.
O MACHINE HEAD se juntará aos senhores do metal Viking da Suécia AMON AMARTH para uma turnê europeia "Vikings And Lionhearts" em setembro e outubro de 2022. O suporte para a jornada virá do THE HALO EFFECT, a nova banda com cinco ex-membros do EM CHAMAS: Peter Iwers, Daniel Svensson, Jesper Strömblad, Niclas Engelin e Mikael Stanne.