LED ZEPPELIN: QUARTO ÁLBUM COMEMORA 50 ANOS

O quarto álbum de estúdio do LED ZEPPELIN, mais conhecido como “LED ZEPPELIN IV”, chegou há 50 anos em 8 de novembro de 1971 e continua sendo um dos álbuns mais criativos, influentes e comercialmente bem-sucedidos da história da música. Como uma declaração artística, o disco atingiu um recorde que continua a ressoar globalmente entre os fãs de música, enquanto inspira novas gerações de músicos.

Capa de ‘LED ZEPPELIN IV’

Comercialmente, o álbum é um rolo compressor, vendendo mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o álbum foi recentemente certificado pela 24º vez de platina pela RIAA, classificado como o quinto álbum mais vendido de todos os tempos, bem como o álbum mais vendido de um artista britânico (empatado com “The Beatles”, também conhecido como The White Album ) Fora da América, o álbum é certificado como diamante no Canadá (x2); multi-platina na Austrália (9x), no Reino Unido (6x) e na França (2x); platina na Argentina, Brasil, Itália, Noruega, Polônia e Espanha; e ouro na Alemanha (3x).
“Led Zeppelin IV” também liderou as paradas de álbuns no Reino Unido, Canadá e Holanda, e alcançou a segunda posição na Austrália, Dinamarca, França, Suécia, bem como nos Estados Unidos, onde continua sendo o álbum mais vendido da banda.

Antes do sucesso e dos elogios de 1971, a banda passou o outono e o inverno de 1970 escrevendo e gravando “Led Zeppelin IV”, com as primeiras gravações começando em Londres no Island Studios em dezembro de 1970. Um mês depois, a banda mudou-se para Headley Grange, uma casa de campo em Hampshire, Inglaterra. Eles coneverteram a casa em um estúdio de gravação e usaram o estúdio móvel do THE ROLLING STONES para gravar a maioria das faixas base do álbum com o engenheiro Andy Johns, que também projetou alguns das faixas dos álbuns “LED ZEPPELIN II” e “LED ZEPPELIN III”.

Headley Grange, local que serviu de estúdio para a gravação de LED ZEPPELIN IV

Jimmy Page, que também produziu o álbum, disse: “Depois da breve estada que Robert [Plant] e eu tivemos na casa de Bron-Yr-Aur, enquanto trabalhamos em ‘Led Zeppelin III’, pude ver uma situação em que todos nós residíamos em Headley Grange e havia um caminhão de gravação. Eu estava interessado em toda essa ideia de usá-lo como um local de trabalho para que pudesse me concentrar totalmente no esforço de fazer a música, enquanto residia no local.” O baixista e tecladista John Paul Jones comentou: “foi tudo um pouco experimental, mas foi a primeira vez em que realmente ficamos juntos. Antes, gravavámos em estúdios e a rotina era sempre hotel, estúdio, hotel, estúdio. Nunca tínhamos estado em um único lugar e tido instalações de gravação lá. foi realmente uma nova maneira de trabalhar para nós, e acho que foi uma maneira muito boa. Acabamos por ter uma grande sala antiga com uma grande lareira e com todo o equipamento instalado. Você poderia simplesmente descer e começar a montar o equipamento se ninguém estivesse lá, ou se alguém aparecesse Talvez ficasse um pouco congestionado. De alguma forma, havia música sendo feita o tempo todo, o que, como pode ser visto pelo resultado, funcionou muito bem.

Essa abordagem não convencional (para a época) deu ao grupo mais liberdade para criar performances espontâneas e momentos de inspiração. Sobre a escrita de “Stairway To Heaven”, Plant relembra: “Eu estava sentado ao lado de Jimmy em frente a lareira em Headley Grange. Ele escreveu uma sequência de acordes e estava tocando para mim. Eu estava segurando um lápis e papel e de repente minha mão está escrevendo as palavras ‘Há uma senhora que tem certeza de que tudo que reluz é ouro…’ Eu estava sentado, mas ao olhar para as palavras quase pulei da cadeira. Olhando para trás, suponho que me sentei no momento certo.”

A banda também encontrou maneiras de usar a acústica de Headley Grange a seu favor. A mais famosa delas é a do baterista John Bonham que foi gravado tocando “When The Levee Breaks” no saguão de entrada formal da casa, usando microfones pendurados próximos às escadas. Hoje, é um dos sons de bateria mais famosos do mundo e foi utilizado inúmeras vezes por artistas de vários gêneros, incluindo Beyoncé, BEASTIE BOYS, MASSIVE ATTACK, J. Cole, Björk e Eminem.

Quando as faixas base do álbum foram concluídas, a banda voltou a Londres para gravar “Stairway To Heaven” e adicionou overdubs ao material de Headley no Island Studios. Logo depois, Page viajou para Los Angeles para trabalhar na mixagem inicial do álbum nos estúdios Sunset Sound antes de retornar aos Island Studios para mixagem adicional. A mixagem final foi adiada até julho para se encaixar com as turnês de primavera e verão da banda.

Uma das partes mais memoráveis da capa do álbum foram os quatro símbolos usados na capa interna e na etiqueta do álbum para representar os quatro membros da banda. John Paul Jones comentou a respeito dos símbolos e suas escolhas: “Havia um pequeno livro realmente bom de sinais e símbolos, então decidimos escolher nossos símbolos neste livro apropriados para cada membro. Bonzo [John Bonham] e eu escolhemos símbolos que eram meio opostos um do outro graficamente, o que sinceramente, era bastante estranho. Robert e Jimmy, obviamente, criaram os seus próprios. Todos eles tinham seus próprios significados pessoais.

Os símbolos escolhidos pelos membros, para representá-los. da esquerda para a direita: Jimmy Page,
John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant.

Notoriamente, o álbum foi lançado sem nenhum título, texto na capa ou contracapa, incluindo o nome da banda – uma ideia radical na época. Mesmo depois do lançamento e sucesso do terceiro álbum, ainda recebíamos críticas negativas sobre os álbuns e shows em certas revistas especializadas na América”, lembra Page. “E mesmo depois do terceiro álbum, dizia-se que éramos ‘um exagero’. Foi um pouco agravante. Parecia que seria uma proposta interessante lançar um álbum sem informações sobre tudo.. e ver como iria vender.
Quando perguntado sobre a Capa, John Bonham respondeu: “A capa significa tudo o que as pessoas querem ler nela. Quer dizer, para mim, significa: ‘Prefiro morar em uma casa velha do que em um prédio de apartamentos.’ Minha opinião pessoal é que o álbum é a melhor coisa que já fizemos. Eu adoro. Era o quarto álbum, era a próxima fase que estávamos vivendo, isso ainda no momento da gravação. Todos os álbuns têm sido diferentes e, para mim, isso é o melhor. E isso não é ser cabeça-dura.”

Formado em 1968 por Page, LED ZEPPELIN se tornou um dos grupos mais influentes, inovadores e bem-sucedidos da música moderna, tendo vendido mais de 300 milhões de álbuns em todo o mundo. A banda ressuscitou das cinzas do THE YARDBIRDS, quando Page trouxe Plant, Bonham e Jones para uma turnê como THE NEW YARDBIRDS. Em 1969, lançaram seu primeiro álbum, autointitulado. Isso marcou o início de um reinado de 12 anos, durante os quais o grupo foi amplamente considerado a maior e mais inovadora banda de rock do mundo.

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita